REFLEXÕES E PROPOSTAS DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL

Autores

  • SOLANGE PEREIRA OLIVEIRA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • ELISÂNGELA COELHO MORAIS Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1066

Palavras-chave:

Idade Média, Jogos, Ensino

Resumo

No cotidiano escolar atual, é urgente deixar mais atraente o contexto de transmissão de conteúdos repassados em sala de aula, pois as novas gerações, cada vez mais conectadas, exigem uma maior integração entre o falado e o vivido, o real e o virtual, entre o passado e o presente, e no campo de ensino da história medieval, essa exigência não foge à regra. O docente desse campo possui um amplo leque de ferramentas, por exemplo, filmes, videogames, séries, Hqs etc. Outro artificio que pode e deve ser utilizado, são os jogos de tabuleiro, que de forma acessível e lúdica trabalham de maneira democrática e inclusiva, várias nuances da Idade Média. Nesse artigo, teceremos de maneira breve, uma discussão sobre a relação entre jogos e o ensino de história medieval e como eles podem, de maneira divertida e atrativa ajudar no aproveitamento dos conteúdos em sala de aula.   

 

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Biografia do Autor

SOLANGE PEREIRA OLIVEIRA, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Bolsista de Estágio Pós-Doutoral em História modalidade Pesquisador Brasileiro (UEMA/FAPEMA)

São Luís/Maranhão/Brasil

ELISÂNGELA COELHO MORAIS, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutoranda em História e Conexões Atlânticas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Bolsista CAPES

São Luís/Maranhão/Brasil

 

Referências

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

OLIVEIRA, S. P., & MORAIS, E. C. (2023). REFLEXÕES E PROPOSTAS DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 20(36), 301–316. https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1066