REFLEXÕES E PROPOSTAS DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1066Palabras clave:
Idade Média, Jogos, EnsinoResumen
No cotidiano escolar atual, é urgente deixar mais atraente o contexto de transmissão de conteúdos repassados em sala de aula, pois as novas gerações, cada vez mais conectadas, exigem uma maior integração entre o falado e o vivido, o real e o virtual, entre o passado e o presente, e no campo de ensino da história medieval, essa exigência não foge à regra. O docente desse campo possui um amplo leque de ferramentas, por exemplo, filmes, videogames, séries, Hqs etc. Outro artificio que pode e deve ser utilizado, são os jogos de tabuleiro, que de forma acessível e lúdica trabalham de maneira democrática e inclusiva, várias nuances da Idade Média. Nesse artigo, teceremos de maneira breve, uma discussão sobre a relação entre jogos e o ensino de história medieval e como eles podem, de maneira divertida e atrativa ajudar no aproveitamento dos conteúdos em sala de aula.
Descargas
Citas
Bibliografia
BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. Rio de Janeiro: Globo, 2006.
BATISTA, Izael. Ensinar e Aprender História da Idade Média através de imagens: uma proposta para os professores do ensino médio. Paraná: Secretaria de Estado da Educação, 2016.
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a
Contexto: educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. v. 1.
CUNHA, Marcia Borin da. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, abr. 2012.
FAGUNDES, Patrícia Santos. Objetos de aprendizagem: bases de aplicação nas aulas de geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 10., 2009, Porto Alegre, RS. Anais [...]. Porto Alegre, RS: ENPEG, 2009, s/n.
FERMIANO, Maria A. Belintane. O jogo como um instrumento de trabalho no ensino de História. História Hoje, v. 3, n. 7, p. 1-16, jul. 2005. Disponível em: http: https://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=63 A cesso em: 23 jan. 2023
FLORI, Jean. A Cavalaria: a origem dos nobres guerreiros da Idade Média. São Paulo: Madras, 2005.
FRANCO JR., Hilário. Idade Média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001.
GIACOMONI, Marcelo P.; PEREIRA Nilton M. (org.). Jogos e ensino de História. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018.
GRANDO, R. C. O jogo suas possibilidades metodológicas no processo ensino-aprendizagem da Matemática. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1995.
https://historiapublica.sites.ufsc.br/a-historia-medieval-entre-a-formacao-de-professores-e-o-ensino-na-educacao-basica-no-seculo-xxi/ Acesso em: 25 jan. 2023.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.
KISHIMOTO, Tisuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.
LE GOFF, Jacques. A Civilização do Ocidente Medieval. Bauru, SP: Edusc, 2005.
LE GOFF, Jacques. A Idade Média Explicada aos meus Filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007.
LEMOS, Regiane de Fátima Franzoi. O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental. Monografia (Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Biguaçu, 2016.
LIMA, Douglas Mota Xavier de. O medievalismo lúdico dos jogos de tabuleiro. Antíteses, v. 13, p. 181-216, 2020. Disponível em:https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/40168 Acesso em: 25 jan. 2023.
MACEDO, José Rivair. Repensando a Idade Média no ensino de história. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003. p. 109-126.
MARTINS, Dayse Marinho; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. A gamificação no ensino de História: o jogo - Legend of Zelda - na abordagem sobre medievalismo. Holos, v. 7, p. 299-321, 2016. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1978/1607 Acesso em: 25 jan. 2023.
MEINERZ, Carla Beatriz. Jogar com a História na sala de aula. In: GIACOMONI, Marcelo P.; PEREIRA, Nilton M. (org.). Jogos e ensino de História. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. p. 73-86.
MENDES, Rodrigo. Criatividade: potente catalisador para a inclusão escolar. In: FRANZIM, Raquel; LOVATO, Antonio Sagrado; BASSI, Flavio (org.). Criatividade: mudar a educação, transformar o mundo. São Paulo: Ashoka/Instituto Alana, 2019. p. 28-35.
MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência& Saúde Coletiva, v. 13, sup. 2, p. 2133-2144, 2008.
PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
SILVA, Lucas Vitor et al. A pesquisa sobre jogos como recurso didático no campo de ensino de História do Brasil: um estudo do estado do conhecimento. História & Ensino, Londrina, v. 26, n. 2, p. 374-399, jan./jun. 2020.
THOMPSON FLORES, Mariana F. da C. Cartas, tabuleiros e cartelas: os jogos no ensino e aprendizagem de História. Santa Maria, RS: FACOS: UFSM, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/19903/Cartas%2C%20Tabuleiros%20e%20%20Cartelas_EBOOK.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 27 jan. 2023.
ZIERER, Adriana; OLIVEIRA, Solange Pereira. Ensinando e aprendendo o além medieval em sala de aula: inferno e paraíso num jogo de tabuleiro. In: VIANNA, Luciano José (org.). A História Medieval entre a formação de professores e o ensino na Educação Básica no século XXI. Rio de Janeiro: Autografia, 2021, p. 541-560. Disponível em https://www.ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/download/2954/2103 Acesso em: 29 jan. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.