Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista eletrônica de História  Outros Tempos  ”“ Pesquisa em Foco,  ISSN 1808-8031,  publicada pela Universidade Estadual do Maranhão ”“UEMA -  é um periódico semestral  voltado para a divulgação de artigos inéditos, resenhas e estudos de casos produzidos por pesquisadores vinculados a IES e PPG, Mestres (apenas para Resenha), Doutorandos e Doutores.

As contribuições recebidas pelo periódico são submetidas a processo de avaliação do   Conselho Editorial. A revista Outros Tempos reúne textos em sessões dedicadas a temas livres, dossiês temáticos, resenhas e destina um espaço a entrevistas com pesquisadores relacionados á s áreas humanas.   A polá­tica editorial da Outros Tempos é divulgar as pesquisas na área de História, fomentar o debate  historiográficos em ná­vel de pós-graduação, possibilitar o acesso de professores e alunos de aéreas congêneres e regiões distintas ao conhecimento produzidos por investigadores vinculados ao sistema nacional de pós-graduação, além de promover o intercá¢mbio com profissionais do exterior. Desde a sua fundação, a revista  se constituiu em um espaço de natureza transdisciplinar agrupando, á  divulgação de resultados da pesquisa histórica, textos sociológicos, antropológicos e de outras áreas das Ciências Humanas.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Outros Tempos   conta com a   colaboração de professores pesquisadores doutores "ad hoc" vinculados á  IES brasileiras e estrangeiras pertencentes á s áreas de História e Ciências Humanas em geral. As contribuições enviadas são submetidas á  avaliação e aprovação do Comitê Editorial e de dois especialistas no assunto.   Os originais enviados são ecaminhados aos dois avaliadores"ad hoc", juntamente com o formulário de parecer  sem identificação dos autores.

A avaliação dos artigos seguirá os seguintes critérios:

a) de natureza formais: revisão ortográfica e gramatical,  adequação á s normas da Revista;

b) de mérito cientá­fico: originalidade do tema, discussão documental e historiográfica; aporte teórico; clareza e profundidade da argumentação

Periodicidade

A Revista Outros Tempos - Pesquisa em foco ”“ História é um veá­culo de divulgação cientá­fica de periodicidade semestral

Polá­tica de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princá­pio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento cientá­fico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

A Revista  Outros Tempos não existiria sem o apoio da Uiversidade Estadual do Maranhão (UEMA) e dos professores do curso de História. A estes parceiros, nosso muito obrigado!

Fontes de Apoio

Atualmente a Revista  Outros Tempos conta com a apoio financeiro da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UEMA e da Fundação de Amparo á  Pesquisa e Desenvolvimento Cientá­fico do Maranhão - FAPEMA . A estes parceiros a Revista externa seus sinceros agradecimentos.

Histórico do periódico

Criada em 2004, a concepção editorial e visualização da revista Outros Tempos eram acanhadas, uma vez que nascera do desejo dos professores do curso de História da UEMA de editar uma revista eletrônica, com a finalidade de divulgar a pesquisa histórica. O lançamento da Revista só foi possá­vel devido ao apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e ao conjunto de professores do curso de História que contribuiu financeiramente com todos os custos operacionais da Revista. No ano de 2008, a revista ganhou novo impulso com o trabalho de um profissional da área de Web design de modo a torná-la mais acessá­vel, expressando o novo momento pelo qual passava ”” deixava de ser anual para ser semestral. Atualmente (2012) a Revista assume novos desafios e, com o apoio da FAPEMA, reestrutura a sua base, sem contudo, abrir mão de uma caracterá­stica que lhe é inerente: o exercido da transdisciplinaridade entre a História e demais áreas das Ciências Humanas e Sociais, possibilitando a pesquisadores de diversas áreas divulgar resultados de suas investigações.