AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica

Autores

  • RAISSA GABRIELLE VIEIRA CIRINO Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v20i35.1026

Palavras-chave:

Ensino de história, Independência do Brasil, Livro didático

Resumo

O presente trabalho busca refletir sobre as diferentes temporalidades que pautam a narrativa didática relacionada ao processo de independência do Brasil. Pensar as temporalidades como uma ferramenta metodológica auxilia a questionar como contamos essa história nas escolas, e quais as implicações dessa educação histórica para a formatação de uma consciência histórica. A partir das coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (2020), analisamos os mitos, os símbolos, as metáforas, as imagens e as narrativas, principalmente expressas pela linguagem textual, para refletir sobre os eventos e seus protagonistas. Propomos, ainda, recuperar outras experiências revolucionárias que marcaram o processo, de modo a valorizar a sala de aula como um espaço de construção do saber histórico e crítico que, em última instância, agrega novos significados à consciência histórica e fortalece valores democráticos.

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Biografia do Autor

RAISSA GABRIELLE VIEIRA CIRINO, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Doutora em História pela UFJF.

Bolsista Fixação de Doutor da Universidade Estadual do Maranhão

São Luís/Maranhão/Brasil

 

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Publicado

2023-01-17

Como Citar

CIRINO, R. G. V. (2023). AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 20(35), 26–51. https://doi.org/10.18817/ot.v20i35.1026