HISTÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: a guerra ameríndia nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2017

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DOI :

https://doi.org/10.18817/ot.v19i34.996

Mots-clés :

PNLD, Livro didático de História, Ensino de história indígena

Résumé

O artigo objetiva avaliar as coleções de livros didáticos de História aprovadas para os professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ano ao 9º ano), no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2017, analisando de maneira detida, como o importante dispositivo social da guerra ameríndia é apresentado e representado nestes suportes didáticos e pedagógicos. Para tanto, foi feita uma análise da temática da guerra ameríndia e toda forma de combate entre índios e não índios ao longo da história do Brasil. Verificou-se que a temática concentra-se nos volumes de 7º e 8º anos, mas sem a perspectiva que se espera de uma linguagem escolar dessa importante temática da história indígena impedindo uma reflexão adequada do amplo significado da guerra, por exemplo, dos rituais de antropofagia, constituição das chefias e formas de parentesco.

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LÍGIO DE OLIVEIRA MAIA, UFRN

Doutor em História (UFF). Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduação História e Espaços e Ensino de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Grupo de Pesquisa Formação dos Espaços coloniais (UFRN/CNPq)

 

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Publiée

2022-07-04

Comment citer

MAIA, L. D. O. . (2022). HISTÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: a guerra ameríndia nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2017. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 19(34), 354–376. https://doi.org/10.18817/ot.v19i34.996