POR DENTRO DA ESCOLA: analisando o “Livro de Ocorrências” de uma escola da Amazônia brasileira

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.18817/ot.v22i39.1166

Mots-clés :

escola, cultura escolar, Amazônia

Résumé

O artigo analisa um conjunto de relatos produzidos na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) O Pequeno Príncipe, situada na cidade de Marabá (PA), localizada na Amazônia brasileira. Trata-se dos registros arquivados nos “Livros de Ocorrências” sobre as mais variadas situações vivenciadas, na cultura escolar, pelos estudantes do Ensino Médio entre 2009 e 2016. A partir de procedimentos qualitativos, o foco se direcionou à análise das informações registradas, objetivando compreender a forma com que as práticas descritas representam as experiências registradas e como a escola lidou com as demandas sobre as quais eram relatadas. A conclusão das reflexões mostra parte do cotidiano da escola, configurada por diferentes práticas e formas de viver o espaço escolar, e sutis mecanismos de enfrentamento usados pelos estudantes, sobre os quais constam os referidos registros. Ademais, a potência da pesquisa é compreender a escola como objeto de construção histórica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

ERINALDO CAVALCANTI, Universidade Federal do Pará - UFPA

 

Doutor em História, Professor Adjunto da UFPA.

Belém, PA, Brasil.

 

Références

BENITO, Agustín Escolano. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2017.

CAVALCANTI, Erinaldo. A história sem presente e o ensino sem futuro: representação do tempo no ensino de História pelos alunos da Educação Básica. Revista Tempo e Argumento, v. 13, p. 1-28, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5965/2175180313332021e0109 Acesso em: 15 mar. 2023.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 1994. v. 1.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares. Teoria e Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO (EEEM): O Pequeno Príncipe. Livros de Ocorrência, Livro 1, 2010.

FRAGO, António Viñao. La escuela y la escolaridad como objetos históricos. Facetas y problemas de la historia y de la educación. Revista História da Educação, Pelotas, v. 12, n. 25, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29059 Acesso em: 8 fev. 2023.

GONDRA, José G. A emergência da escola. São Paulo: Editora Cortez, 2018.

JULIA, Dominique. Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, 2001, 9-43. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749 Acesso em: 21 mar. 2023.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.

MORENO, Concha Fuentes. Concepciones de los alumnos sobre la historia. Educar em Revista, v. 22, p. 219-239, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.407 Acesso em: 10 jan. 2023.

RIBEIRO, Renilson Rosa. Entre textos e práticas: ensino de história, instituição escolar e formação docente. História e Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 51-79, 2015. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/23856 Acesso em: 16 jan. 2023.

SILVA, Carolina Ribeiro Cardoso da; SILVA, Vera Lucia Gaspar da. Aluno sob medida: como a escola registra seus alunos? Cadernos de História da Educação, v. 14, n. 1, p. 149-168, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/32119 Acesso em: 24 abr. 2024.

SILVA, Eva Cristina Leite da. Mapeamento dos arquivos escolares: história, memória e preservação de documentos. ÁGORA: Arquivologia em debate, v. 21, n. 42, p. 111–125, 2011. Disponível em: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/266 Acesso em: 24 abr. 2024.

VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 37-70, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/tDdpKPbzPmprhd9Pz5VMQHH/?format=pdf Acesso em: 18 mar. 2023.

VIDAL, Diana Gonçalves. Cultura e práticas escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. In: SOUZA, Rosa Fátima de; VALDEMARIN, Vera Teresa (org.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. p. 3-30.

VIDAL, Diana Gonçalves. Cultura e práticas escolares: a escola pública brasileira como objeto de pesquisa. Hist. Educ, n. 25, p. 153-171, 2006. Disponível em: https://revistas.usal.es/tres/index.php/0212-0267/article/view/11177/pdf_6 Acesso em: 8 jan. 2023.

Téléchargements

Publiée

2025-02-21

Comment citer

CAVALCANTI, E. (2025). POR DENTRO DA ESCOLA: analisando o “Livro de Ocorrências” de uma escola da Amazônia brasileira. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 22(39), 1–21. https://doi.org/10.18817/ot.v22i39.1166