PARA QUE SERVE A HISTÓRIA DA ÁFRICA? Caminhos sobre sua funcionalidade na Educação Básica

Auteurs

  • ELOY BARBOSA DE ABREU Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • RAFAELLA BARBOSA GOMES Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

DOI :

https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1063

Mots-clés :

História da África, Correntes historiográficas, Decolonialismo

Résumé

No presente artigo objetivamos responder a um questionamento aparentemente simples, mas com uma profundidade epistemológica para a História e seu ensino. Para tanto, a discussão é iniciada sobre o conceito de História e qual a sua funcionalidade, tendo como base uma lógica tradicional e a concepção de História para os africanos. Por seguinte, fazemos uma abordagem sobre as tradicionais correntes historiográficas, Positivismo, Marxismo e Escola dos Analles, relacionando-as com a História da África, compreendendo que a História do continente africano não pode ser reduzida às correntes historiográficas tradicionais, mas sim como essas abordam a temática. Por último, apresentamos o pensamento decolonial como uma possibilidade de abordagem que representa a luta contra a lógica da colonialidade na História da África.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

ELOY BARBOSA DE ABREU, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutor em História - UFPE

Professor da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Caxias/ Maranhão/Brasil

RAFAELLA BARBOSA GOMES, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutoranda em História.

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

São Luís/Maranhão/Brasil

Références

AZEVEDO, Crislane Barbosa; STAMATTO, Maria Inês Sucupira. Teoria historiográfica e prática pedagógica: as correntes de pensamento que influenciaram o ensino de história no Brasil. Antíteses, v. 3, n. 6, p. 703-728 jul./dez. 2010.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

BLOCH, Marc. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Zahar 2012.

CURTIN, Philip D. Tendências recentes das pesquisas históricas africanas e contribuições à história em geral. In: KI-ZERBO, J. (org.). História geral da África: metodologia e pré-história da África. Brasília, DF: UNESCO: Secad/MEC: UFSCar, 2010. v. 1, p. 36- 58.

FAGE, J. D. A evolução da historiografia da África. In: KI-ZERBO, J. (org.). História geral da África: metodologia e pré-história da África. Brasília, DF: UNESCO: Secad/MEC: UFSCar, 2010. v. 1, p. 1-22.

FALCON, Francisco. História e poder. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campos, 1997. p. 61-91.

HAMA, Boubou; KI- ZERBO, J. Lugar da história na sociedade africana. In: KI-ZERBO, J. (org.). História geral da África: metodologia e pré-história da África. Brasília, DF: UNESCO: Secad/MEC: UFSCar, 2010. v. 1, p. 23- 36.

HEGEL, G.W. F. Filosofia da história. Brasília, DF: Ed. UnB, 1995.

KI-ZERBO, Joseph. (ed.). História geral da África: metodologia e pré-história da África. Brasília, DF: UNESCO: Secad/MEC: UFSCar, 2010. v. 1.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.

LE GOFF, J. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

MONTEIRO, Ana Maria F. C. Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: MauadX, 2007.

OLIVEIRA, Elizabeth de Souza; LUCINI, Marizete. O pensamento decolonial: conceitos para pensar uma prática de pesquisa de resistência. Boletim Historiar, v. 8, n. 1, p. 97-115, jan./mar. 2021. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/historiar/index. Acesso em: 20 maio. 2022.

PEREIRA, Luena Nascimento Nunes. O ensino e a pesquisa sobre África no Brasil e a Lei 10.639. Revista África e Africanidades, ano 3, n. 11, p. 1-17, nov. 2008.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & história cultural. 2. ed. e reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

VAINFAS, Ronaldo. História das mentalidades e história cultural. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Editora Campos, 1997. p. 217-235.

Téléchargements

Publiée

2023-07-24

Comment citer

ABREU, E. B. D., & GOMES, R. B. (2023). PARA QUE SERVE A HISTÓRIA DA ÁFRICA? Caminhos sobre sua funcionalidade na Educação Básica. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 20(36), 162–179. https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1063