AS ABORDAGENS DO CAMPO DE HISTÓRIA DA SAÚDE NO ENSINO BÁSICO DE HISTÓRIA
DOI :
https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1052Mots-clés :
Educação Básica, Ensino de História, História da saúdeRésumé
Na Educação Básica a disciplina História possui como uma prerrogativa relevante oportunizar que os discentes possam conhecer as condições do presente a partir das especificidades identificadas no processo histórico com a finalidade de estarem preparados para analisar, refletir e atuar no cenário social. É nesse contexto que o campo da história da saúde torna-se significativo como abordagem na disciplina História, já que a partir dos conteúdos expressos na iconografia e textualidade ocorre a vinculação com as intercorrências do tempo presente, particularmente a partir da pandemia de Covid-19. Considerando-se a análise dos quatro volumes que compõem a Coleção Projeto Mosaico-História de livros didáticos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, verificaram-se as possibilidades de abordagens das temáticas de história da saúde, considerando uma produção acadêmica que também pode estar presente nas aulas do Ensino Básico de História.
Téléchargements
Références
Fontes
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2020: história- Guia de livros didáticos. Brasília, DF: Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 20 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em 20 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Guia PNLD 2017: história anos finais do Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC, 2016. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/pnld-2017. Acesso em: 11 maio 2020.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos, apresentação dos temas transversais. Brasília, DF: MEC: SEF, 1998.
VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto Mosaico - História: 6° ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione: 2021a. v. 1.
VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto Mosaico - História: 7° ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione: 2021b. v. 2.
VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto Mosaico - História: 8º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione: 2021c. v. 3.
VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto Mosaico - História: 9º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione: 2021d. v. 4.
Bibliografia
ALENCASTRO, Luiz Felipe. O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São
Paulo: Companhia das Letras, 2000.
BITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o Ensino de História. Estudos Avançados, v. 32, n. 93, p. 127 -149, 2018.
CAIMI, Flávia Eloisa; STAMATTO, Maria Inês Sucupira. O livro didático de história do ensino médio: critérios de avaliação e documentos curriculares. Educação em questão, Rio Grande do Norte, v. 54, n. 41, p. 220- 250, maio/ago. 2016.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
DALPASSO, Néldi. História Aprendizagem prazerosa. Marechal Rondon, PR: s. n., 2011. Trabalho apresentado como requisito parcial para conclusão do Programa PDE.
FREITAS, Ricardo Cabral de; NOGUEIRA, André. A saúde como campo de batalha: doenças e artes de curar no Brasil, 1750-1822. Ciência & Saúde Coletiva, São Paulo, v. 27, n. 9, p. 3379-3387, 2022.
GURGEL, Cristina Brandt Friedrich Martin. Índios, Jesuítas e Bandeirantes: medicinas e doenças no Brasil dos séculos XVI e XVII. 2009. 194 f. Tese (Doutorado em Clínica Médica)- Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, 2009.
GURGEL, Cristina Brandt Friedrich Martin. Doenças e curas: o Brasil nos primeiros séculos. São Paulo: Contexto, 2011.
LUZ, Madel. Prefácio. In: PEREIRA NETO, André de Faria. Ser médico no Brasil: o presente no passado Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2009. p. 9-13.
MARTINS, L; CASTRO, T. A. Abordagens de saúde em um livro didático de biologia largamente utilizado no Ensino Médio Brasileiro. In: ENPEC- ENCONTRO DE PESQUISA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2009. v. 1, p. 1-10.
OLIVEIRA, Fernando Bonadia de. O espinosismo é uma forma de educação libertária? Educação e Pesquisa, v. 45, e189854, 2019. DOI: 10.1590/s1678-4634201945189854. Disponível em: http://ref.scielo.org/2d3xh9. Acesso em: 3 maio 2021.
OLIVEIRA, Thayane Lopes. A história das doenças nas aulas de História: uma abordagem possível. Revista História Hoje, v. 10, n. 20, p. 33-50, 2021.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
REVEL, Jacques Revel; PETER, Jean-Pierre. O corpo: o homem doente e sua história. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. (org.). História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995. p. 141-158.
RÜSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso
alemão. Práxis Educativa, Ponta Grossa- PR, v. 1, n. 2, p. 7-16, jul./dez. 2006.
SANTOS, Vanessa; MARTINS, Liziane. Abordagens de saúde em duas coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental I indicados pelo PNLD 2010. Candombá- Revista Virtual, v. 7, n. 1, p. 85-98, jan./dez. 2011.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Didática Reconstrutivista da História e a Formação da Consciência Histórica Dialógica. Revista Territórios e Fronteiras, v. 14, n. 2, p. 166–184, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/territoriosefronteiras. Acesso em: 19 set. 2022.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
SEVCENKO, Nicolau. A Revolta da Vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. São Paulo: UNESP, 2018.
SILVEIRA, Anny Jacqueline; NASCIMENTO, Dilene Raimundo. A doença revelando a História: uma historiografia das doenças. In: NASCIMENTO, Dilene Raimundo; CARVALHO, Diana Maul (org.). Uma História Brasileira das Doenças. Brasília: Paralelo 15, 2004. v. 1. p. 13-30.
SOUZA, Diego de Oliveira. A pandemia de COVID-19 para além das Ciências da Saúde: reflexões sobre sua determinação social. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, jun. 2020. Disponível em: https://cutt.ly/qbcgpjF. Acesso em: 19 jan. 2023.
TEIXEIRA, Luiz Antônio; PIMENTA, Tânia Salgado; HOCHMAN, Gilberto. Introdução. In: TEIXEIRA, Luiz Antônio; PIMENTA, Tânia Salgado; HOCHMAN, Gilberto. História da Saúde no Brasil: uma breve história. São Paulo: Hucitec, 2018. p. 9-26.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.