UM OLHAR SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO

Autores

  • DAYSE MARINHO MARTINS Doutora em Políticas Públicas - UFMA
  • YURI GIVAGO ALHADEF SAMPAIO MATEUS Doutorando em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes/Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v17i30.804

Palavras-chave:

Ensino de História, História do Maranhão, Livros Didáticos

Resumo

Abordagem sobre livros didáticos usados na disciplina História do Maranhão na Educação Básica objetivando analisar os sentidos construídos para os conteúdos veiculados. Para tanto, fundamentou-se nos princípios da Nova Sociologia da Educação por meio da História das disciplinas escolares de Ivor Goodson e André Chervel. Estudo qualitativo documental, com método de abordagem dialético e método de procedimento comparativo. Ao problematizar os livros didáticos, são evidenciadas, portanto, as transmutações da disciplina História do Maranhão.

Palavras-chave: Ensino de História. História do Maranhão. Livros Didáticos.

Biografia do Autor

DAYSE MARINHO MARTINS, Doutora em Políticas Públicas - UFMA

Doutora em Políticas Públicas - UFMA

Doutoranda em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes/Universidade Federal do Maranhão - UFMA

São Luís/Maranhão/Brasil

 

YURI GIVAGO ALHADEF SAMPAIO MATEUS, Doutorando em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes/Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutorando em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes/Universidade Federal do Maranhão - UFMA

São Luís/Maranhão/Brasil

 

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Publicado

2020-10-13