UM OLHAR SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO

Autores

  • DAYSE MARINHO MARTINS Doutora em Políticas Públicas - UFMA
  • YURI GIVAGO ALHADEF SAMPAIO MATEUS Doutorando em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes/Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v17i30.804

Resumo

Abordagem sobre livros didáticos usados na disciplina História do Maranhão na Educação Básica objetivando analisar os sentidos construídos para os conteúdos veiculados. Para tanto, fundamentou-se nos princípios da Nova Sociologia da Educação por meio da História das disciplinas escolares de Ivor Goodson e André Chervel. Estudo qualitativo documental, com método de abordagem dialético e método de procedimento comparativo. Ao problematizar os livros didáticos, são evidenciadas, portanto, as transmutações da disciplina História do Maranhão.

Palavras-chave: Ensino de História. História do Maranhão. Livros Didáticos.

Biografia do Autor

DAYSE MARINHO MARTINS, Doutora em Políticas Públicas - UFMA

Doutora em Políticas Públicas - UFMA

Doutoranda em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes/Universidade Federal do Maranhão - UFMA

São Luís/Maranhão/Brasil

 

YURI GIVAGO ALHADEF SAMPAIO MATEUS, Doutorando em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes/Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutorando em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes/Universidade Federal do Maranhão - UFMA

São Luís/Maranhão/Brasil

 

Publicado

2020-10-13