PARA QUE SERVE A HISTÓRIA DA ÁFRICA? Caminhos sobre sua funcionalidade na Educação Básica

Autores

  • ELOY BARBOSA DE ABREU Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • RAFAELLA BARBOSA GOMES Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1063

Palavras-chave:

História da África, Correntes historiográficas, Decolonialismo

Resumo

No presente artigo objetivamos responder a um questionamento aparentemente simples, mas com uma profundidade epistemológica para a História e seu ensino. Para tanto, a discussão é iniciada sobre o conceito de História e qual a sua funcionalidade, tendo como base uma lógica tradicional e a concepção de História para os africanos. Por seguinte, fazemos uma abordagem sobre as tradicionais correntes historiográficas, Positivismo, Marxismo e Escola dos Analles, relacionando-as com a História da África, compreendendo que a História do continente africano não pode ser reduzida às correntes historiográficas tradicionais, mas sim como essas abordam a temática. Por último, apresentamos o pensamento decolonial como uma possibilidade de abordagem que representa a luta contra a lógica da colonialidade na História da África.

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Biografia do Autor

ELOY BARBOSA DE ABREU, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutor em História - UFPE

Professor da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Caxias/ Maranhão/Brasil

RAFAELLA BARBOSA GOMES, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutoranda em História.

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

São Luís/Maranhão/Brasil

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

ABREU, E. B. D., & GOMES, R. B. (2023). PARA QUE SERVE A HISTÓRIA DA ÁFRICA? Caminhos sobre sua funcionalidade na Educação Básica. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 20(36), 162–179. https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1063