O livro de história oral como performance mediatizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v22i40.1294

Palavras-chave:

história oral, edição, livro

Resumo

O artigo propõe uma reflexão teórica sobre a materialidade editorial de publicações de história oral, tomando como ponto de partida o livro de autor e as suas potencialidades expressivas. A partir da noção de performance mediatizada, o texto analisa como o design gráfico, os suportes e os elementos materiais podem ampliar a densidade narrativa de testemunhos orais. O argumento central sustenta que o livro não é um meio neutro, mas um corpo derivado da performance da fala, com capacidade de intervir na recepção do texto e no envolvimento do leitor. Ao apresentar exemplos editoriais variados – livros únicos, séries de entrevistas e publicações experimentais –, o artigo propõe uma agenda de colaboração entre autores e editores, sugerindo que a prática da história oral se beneficia quando repensa os seus formatos de publicação, valorizando a articulação entre conteúdo e forma.

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Biografia do Autor

Ricardo Santhiago, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Doutor em História Social (USP).

Professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

São Paulo, SP, Brasil

ricardo.santhiago@unifesp.br

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Publicado

2025-07-29

Como Citar

Santhiago, R. (2025). O livro de história oral como performance mediatizada. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 22(40), 86–125. https://doi.org/10.18817/ot.v22i40.1294

Edição

Seção

Artigos - Dossiê temático História oral: experiências, trajetórias e percursos de pesquisa