O METHODO ZABA (1870) E O ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1062Palavras-chave:
Ensino de História, História da Educação, Método ZabaResumo
Neste artigo, procurei reconstituir, ainda que em linhas gerais, a circulação do Methodo Zaba no Brasil, no início da década de 1870, buscando desvelar culturas e práticas escolares observáveis em diferentes espaços e regiões do país, a fim de problematizar a história da História como disciplina escolar, tendo em vista o que as apropriações do método revelam acerca das formas de ensinar conteúdos históricos nas escolas brasileiras, a partir da diversidade de experiências institucionais e de sujeitos individuais (FREITAS; OLIVEIRA, 2022), em um contexto marcado pela profissionalização docente (BORGES, 2021; GONDRA, 2018 e VIDAL; SILVA, 2012), pela emergência da indústria escolar em escala transnacional (MEDA, 2015 e ALCANTARA; VIDAL, 2022) e pela reorganização dos programas (BITTENCOURT, 2018b; DICK, 2001) e modernização dos métodos para ensinar história (SANTOS, 2021).
Downloads
Referências
Arquivos e fontes (manuscritas e periódicas):
ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (AGCRJ).
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA (APEB).
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO (APESP).
A Reforma: orgão democratico. Rio de Janeiro, RJ: Typ. da Reforma, 1869-1879. Coleção de Periódicos Oitocentistas da Hemeroteca Digital brasileira.
A Verdadeira Instrução Pública: órgão dos professores primários da Corte. Rio de Janeiro, 1872. Coleção de Periódicos Oitocentistas da Hemeroteca Digital brasileira.
ALMANAK Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Eduardo & Henrique Laemmert, 1882. Coleção de Periódicos Oitocentistas da Hemeroteca Digital brasileira.
Correio Paulistano. São Paulo, SP. Coleção de Periódicos Oitocentistas da Hemeroteca Digital brasileira. Coleção de Periódicos Oitocentistas da Hemeroteca Digital brasileira.
Diário da Bahia. Salvador, BA, 1870-1889. Setor de Periódicos Raros da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.
Diário de Notícias. Rio de Janeiro, RJ: Typ. de J. A. dos Santos Cardoso e Irmao, 1870-1872. Coleção de Periódicos Oitocentistas da Hemeroteca Digital brasileira.
Diário de Pernambuco. Recife, PE: Diário de Pernambuco, 1825 - 1984. Coleção de Periódicos Oitocentistas da Hemeroteca Digital brasileira.
Diário de São Paulo: jornal diario e livre. São Paulo, SP: Typ. Americana, 1865-1878. Coleção de Periódicos Oitocentistas da Hemeroteca Digital brasileira.
Diário do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Typografia do Diário, 1870 - 1871. Coleção de Periódicos Oitocentistas da Hemeroteca Digital brasileira.
Gazeta de Campinas. Campinas, SP: Typ. da Gazeta de Campinas, 1869- . Coleção de Periódicos Oitocentistas da Hemeroteca Digital brasileira.
Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, RJ: Typ. Imperial e Constitucional de J. Villeneuve, 1870 - . Coleção de Periódicos Oitocentistas da Hemeroteca Digital brasileira.
O Globo. Rio de Janeiro, RJ: Typographia do globo, 1874- . Coleção de Periódicos Oitocentistas da Hemeroteca Digital brasileira.
Reforma: orgão democratico. Rio de Janeiro, RJ : Typ. da Reforma, 1869-1879. Coleção de Periódicos Oitocentistas da Hemeroteca Digital brasileira.
RELATÓRIO do Diretor Geral da Instrução Pública da Bahia. Bahia: Typographia do Correio da Bahia, 26 jan 1872, p.49. Disponível em: https://archive.org/details/rpebahia1872a/page/n237/mode/2up. Acesso em: 5 jul. 2023.
Revista de Instrução. Bahia: Governo da Província da Bahia: Diretoria de Instrução Pública, 1870 - .
Bibliografia:
ALCÂNTARA, Wiara Rosa; VIDAL, Diana. The Syndicat Commercial du Mobilier et du matériel d’Enseignement and the transnational trade of school artefacts (Brazil and France in the late nineteenth and early twentieth centuries). Paedagogica historica, v. 58, n. 1, p. 84-98, 2022.
ALMEIDA, Leandro A. de. O Método Zaba: as dimensões de um material didático de história do século XIX. In: ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH/BA, 11., 2022, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2022, s/p.
BASTOS, Maria Helena C. Manuais escolares franceses no Imperial Colégio de Pedro II (1856-1892). História da Educação, Pelotas: ASPHE: FaE: UFPel,, v. 12, n. 26 p. 39-58, set./dez. 2008.
BELLUZZO, Luiz Gonzaga; GALÍPOLO, Gabriel. Dinheiro: o poder da abstração real. São Paulo: Editora Contracorrente, 2021.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. 1993. Tese (Doutorado em História Social)- Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Autores e editores de compêndios e livros de leitura (1810-1910). Educação e Pesquisa [online], v. 30, n. 3, p. 475-491, 2004.
BITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos avançados, v. 32, p. 127-149, 2018a.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2018b.
BORGES, Angélica. A urdidura do magistério primário na Corte Imperial: um professor na trama de relações e agências. Rio de Janeiro: SciELO-EDUERJ, 2021.
CHARTIER, Roger et al. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Difel, 1990.
DICK, Sara Martha. As políticas públicas para o ensino secundário na Bahia: o liceu provincial (1860-1890). 2001. 280 f. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação)–Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2001.
FARIAS JÚNIOR, José Petrúcio de; GUIMARÃES, Selva. Manuais de ensino de História oitocentistas: reflexões sobre o cristianismo na história escolar no Império do Brasil. Cadernos de História da Educação, v. 19, n. 3, p. 817-836, 2020.
GONDRA, José G. A emergência da escola. São Paulo: Cortez editora, 2018.
LAWN, Martin. A materialidade dinâmica da educação escolar: professores, tecnologias, rotinas e trabalho. In: CASTRO, César Augusto; SILVA, Vera Lucia Gaspar da; SOUZA, Gizele de (ed.). Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES, 2018. p. 341-366.
MATTOS, Selma Rinaldi de. Brasil em lições: a história do ensino de história do Brasil no Império através dos manuais de Joaquim Manuel de Macedo. Dissertação (Mestrado em Educação) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1993.
MEDA, Juri. A “história material da escola” como fator de desenvolvimento da pesquisa histórico-educativa na Itália. Revista Linhas, v. 16, n. 30, p. 7-28, 2015.
NUNES, Antonieta d’Aguiar. Fundamentos e politicas educacionais: história, memoria e trajetória da educação na Bahia. Publicatio Ciências Humanas, Linguistica, Letras e Artes, v. 16, n. 2, p. 209-223, 2008.
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; FREITAS, Itamar. Profhistória: o dito e o feito. Ananindeua: Cabana, 2022.
REVEL, Jacques; PASSERON, Jean-Claude. Penser par cas. Éditions de l’école des hautes études en sciences sociales. Paris: Editions de l'Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, 2020.
SANTOS, Magno Francisco de Jesus. “Maior somma de factos historicos, elucidados com mais methodo”: Américo Braziliense e a invenção do espaço paulista na escrita da história escolar (1873-1879). Almanack, n. 29, ea00420, p. 1 - 51, 2021.
SILVA, Aldo José Morais. Instituto Geográfico e Histórico da Bahia: origem e estratégias de consolidação institucional (1894-1930). 2013. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.
VEIGA, Cynthia G. et al. A história da escola como fenômeno econômico: diálogos com história da cultura material, sociologia econômica e história social. In: CASTRO, César Augusto; SILVA, Vera Lucia Gaspar da; SOUZA, Gizele de (ed.). Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES, 2018. p. 26-63.
VIDAL, Diana G.; RABELO, Rafaela. S. A seção brasileira da New Education Fellowship: (des)encontros e (des)conexões. In: VIDAL, D. G.; RABELO, R. S. (org.). Movimento internacional da educação nova. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020. p. 25-48.
VIDAL, Diana Gonçalves; SILVA, Vera Lucia Gaspar da. Por uma história sensorial da escola e da escolarização. Revista Linhas, v. 11, n. 2, p. 29-45, 2010.
ZABA, Napoleão F. Methodo Zaba para o estudo da história Universal, com mappa chronologico, chave e taboa de exercícios. Rio de Janeiro: Typ. Pinheiro & C, 1870.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.