EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MOVIMENTO, NO EXTREMO NORTE DO BRASIL: Compreensões sobre a implantação dos cursos do Pronera no Amapá

Autores

  • OSÉIAS SOARES FERREIRA Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
  • THAYNÁ LUANA BORGES Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v20i35.1040

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Educação do campo, Amazônia amapaense

Resumo

Este artigo analisa os desafios dos movimentos sociais e da Educação do Campo na Amazônia. Apresentaremos a atuação dos movimentos sociais, no que diz respeito à implantação de políticas públicas para o campo no Brasil e o caso amapaense, a partir da origem do curso de Técnico em Meio Ambiente, por meio do Pronera. Metodologicamente realizamos revisão de literatura para compreensão do conceito de movimentos sociais e análise qualitativa a partir de questionários semiestruturados, aplicados aos alunos e membros das comunidades assentadas. Os resultados sugerem que uma das características desta Educação do Campo é a dependência política da população em relação ao Estado. No caso amapaense, há pouca articulação entre os movimentos sociais e a população. O Amapá ainda caminha na contramão do que é defendido pelos movimentos sociais, em que a própria realidade dos alunos seja determinante da estrutura curricular dessas escolas e protagonista de sua metodologia de ensino.

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Biografia do Autor

OSÉIAS SOARES FERREIRA, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutorando em Educação/FE – Unicamp

Professor EBTT/DE – Ifes campus de Alegre - ES

 

THAYNÁ LUANA BORGES, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Doutoranda em Educação/FE – UFSCAR

Professora Substituta da UFVJM

 

Referências

Entrevistas

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SILVA, José da. Entrevista II. [6 jul. 2017]. Entrevistador: Oséias Soares Ferreira. Laranjal do Jari, 2017. 1 arquivo mp3 (60 min.). A entrevista na íntegra encontra-se transcrita e arquivada com o autor deste artigo, preservando anonimato do entrevistado, aqui renomeado.

FERREIRA, Francisco. Entrevista IV. [7 jul. 2017]. Entrevistador: Oséias Soares Ferreira. Laranjal do Jari, 2017. 1 arquivo mp3 (55 min.). A entrevista na íntegra encontra-se transcrita e arquivada com o autor deste artigo, preservando anonimato do entrevistado, aqui renomeado.

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Publicado

2023-01-17

Como Citar

FERREIRA, O. S., & BORGES, T. L. (2023). EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MOVIMENTO, NO EXTREMO NORTE DO BRASIL: Compreensões sobre a implantação dos cursos do Pronera no Amapá. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 20(35), 365–381. https://doi.org/10.18817/ot.v20i35.1040