O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1003Palavras-chave:
Ensino de história, YouTube, Cultura digitalResumo
O YouTube é um site que recebe, exibe e compartilha vídeos on-line, sendo ele o segundo mais acessado do mundo, perdendo apenas para o Google, empresa que o administra desde 2006. Paulatinamente, esta plataforma da cultura digital veio se integrando a cultura escolar, onde ganhou novos contornos e possibilidades de usos na prática docente. Este artigo tem como objetivo apresentar as diversas formas que os vídeos de história no YouTube podem ser utilizados para fins educacionais, percorrendo as diversas áreas do ensino formal, não formal e informal. Pretendemos dialogar sobre as diferentes naturezas e tipologias dos vídeos, seus contextos e como o conhecimento histórico é integrado a partir desses elementos.
Downloads
Referências
BARCA, I. Aula oficina: do projeto à avaliação. In: JORNADA DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 2004, Braga. Anais [...], Braga: Centro de Investigação em Educação (CIED), Universidade do Minho, 2004. p. 131-144.
BARCA, I. Isabel Barca fala sobre o ensino de História. Nova Escola. 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/930/isabel-barca-fala-sobre-o-ensino-de-historia. Acesso em: 29 maio 2023.
BARROS, A. R. O uso de vídeos do YouTube como fonte histórica por meio da aula oficina. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor: PDE 2014. Curitiba: SEED/PR, 2016. v.1, p. 1-32. (Cadernos PDE).
BERGMANN, J., SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio Janeiro: LTC, 2016.
BETETTO, J. R. O uso do vídeo como recurso pedagógico: conceitos, questões e possibilidades no contexto escolar. 2011. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.
BISPO, L. M. C.; BARROS, K. C. Vídeos do YouTube como recurso didático para o ensino de História. Atos de Pesquisa em Educação, v. 11, n. 3, p. 856-877, 2016.
BITTENCOURT, C. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
BONINI-ROCHA, A. C.; OLIVEIRA, L. F. DE; ROSAT, R. M.; RIBEIRO, M. F. M. Satisfação, percepção de aprendizagem e desempenho em vídeo aula e aula expositiva. Ciências & Cognição, v. 19, n. 1, p. 47-57, mar. 2014.
BORGES, M. K; KAMIGOUCHI, T. H. M. Do Youtube à escola: transformações nas
práticas docentes dos professores de história, provocadas pelo acesso de estudantes a
conteúdos de história veiculados por youtubers. Media Education – Firenze University
Press., v. 11, n. 1, p. 37-47, 2020.
CAINELLI, M. R. TOMAZINI, E. C. S. A aula-oficina como campo metodológico para a formação de professores em história: um estudo sobre o Pibid / História / UEL. História & Ensino, Londrina, v. 23, n. 2, p. 11-33, jul./dez. 2017
DEWITT, D. et al. The potential of Youtube for teaching and learning in the performing arts. Procedia: social and behavioral sciences, v. 103, p. 1118-1126, 2013.
DIAS, L. E. S. P. A Metodologia da Aula-Oficina no Ensino da História e da Geografia. Relatório de Estágio (Mestrado em Ensino da História e da Geografia) – Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2014.
FARIAS JUNIOR, J. P. Estratégias de leitura para fontes históricas escritas na educação básica. Camine, Franca, v. 4, n. 1, p. 1-15, 2012.
MACHADO, D. V. Aplicação de videoaulas complementares e a análise do seu emprego no processo de ensino-aprendizagem em física no ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
MAUAD, A. M; DUMAS, F. Fontes orais e visuais na pesquisa histórica. In: ALMEIDA, J. R.; ROVAI, M. G. O. (org.). Introdução à história pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011. p. 34-56.
MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Revista Comunicação & Educação, São Paulo: ECA-Ed. Moderna, n. 2, p. 27-35, jan./abr. 1995.
MENESES, U. T. B. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Rev. Bras. Hist., São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11-36, jul. 2003.
NAPOLITANO. M. A história depois do papel. In: PINSKI, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 235-290.
PAVANATI, I. SOUSA, R. P. L. História digital, ensino de história e tecnologias de comunicação digital. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 2011, São Paulo. Anais[...]. São Paulo: ANPUH, 2011. p. 1-14.
RAMOS NETO, J. O.; SÁ, J. P. Ensino de História e educação não formal: o fenômeno das videoaulas do YouTube. Tecnia, v. 4, n. 1, p. 170-184, jun. 2019
RUBIO, J. C. C.; NAVARRO, Y. A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho. Giramundo: revista de geografia do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 31-28, jan./jun., 2014.
SALES, E. O documentário na sala de aula: uma verdade absoluta para o aluno? In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 25., 2009, Fortaleza. Anais[...]. Fortaleza: ANPUH, 2011. p. 1-6.
SCHMIDT, M. A. História: construindo a relação conteúdo método
no ensino de História no Ensino Médio. In: KUENZER, A. (org.). Ensino
Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 4. ed. São Paulo: Cortez.
p. 203-2030.
SCHMIDT, M. A. M. S.; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.
SEGANTINI, V. T. Estudando história na prática: produção de vídeos utilizando telefones celulares a partir de uma fonte histórica. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor: PDE 2016. Curitiba: SEED/PR, 2018. v.1, p. 1-22. (Cadernos PDE)
SERRANO, K. E. O uso das mídias no ensino de história para os anos finais do ensino fundamental. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Mídias na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
SIBÍLIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SILVA, M. P. O. YouTube, juventude e escola em conexão: a produção da aprendizagem ciborgue. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
SILVA, R. C; VIEIRA, E. A. O. Videoaula como parte da mediação da aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA, 15; CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR À DISTÂNCIA, 4., 2018, Natal. Anais[...]. Natal, 2018. p. 1-11.
VARGAS, A.; ROCHA, H. V.; FREIRE, F. M. P. Promídia: produção de vídeos digitais no contexto educacional. Revista Renote: novas tecnologias de educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 1-13, dez. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.