O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula

Autores

  • JULIANA ALVES DE ANDRADE Universidade Federal Rural  de Pernambuco (UFRPE)
  • PEDRO BOTELHO ROCHA Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1003

Palavras-chave:

Ensino de história, YouTube, Cultura digital

Resumo

O YouTube é um site que recebe, exibe e compartilha vídeos on-line, sendo ele o segundo mais acessado do mundo, perdendo apenas para o Google, empresa que o administra desde 2006. Paulatinamente, esta plataforma da cultura digital veio se integrando a cultura escolar, onde ganhou novos contornos e possibilidades de usos na prática docente. Este artigo tem como objetivo apresentar as diversas formas que os vídeos de história no YouTube podem ser utilizados para fins educacionais, percorrendo as diversas áreas do ensino formal, não formal e informal. Pretendemos dialogar sobre as diferentes naturezas e tipologias dos vídeos, seus contextos e como o conhecimento histórico é integrado a partir desses elementos.

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Biografia do Autor

JULIANA ALVES DE ANDRADE, Universidade Federal Rural  de Pernambuco (UFRPE)

Doutor em História - UFPE

Professora da Universidade Federal Rural  de Pernambuco - UFRPE.

Recife/Pernambuco/Brasil

PEDRO BOTELHO ROCHA, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutorando em História/ Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Recife/Pernambuco/Brasil

 

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

ANDRADE, J. A. D., & ROCHA, P. B. (2023). O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 20(36), 317–334. https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1003