A DISSEMINAÇÃO DA PSEUDOCIÊNCIA NA URSS NO FILME MICHURIN/LIFE IN BLOOM (1948)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.18817/ot.v19i34.984

Mots-clés :

Lysenkoísmo, Cine-história cinematográfica, URSS

Résumé

O filme Michurin, 1948, de Dovjenko, permite entender os conflitos internos da sociedade e da política soviéticas e a consolidação de uma noção equivocada de ciência que traria resultados funestos ao país por mais 15 anos. Tratou-se não de um transe de um ditador e da ambição de um pesquisador ambicioso, mas também de posições de parte da sociedade que conseguiram se impor. Por meio da sócio-história cinematográfica procurou-se mostrar como o filme foi construído no choque entre produtores e poder político, como pretendia convencer o público da mensagem oficial, e como fazia parte de uma campanha maior.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

MOISÉS WAGNER FRANCISCON, UFPR

Doutorando em História pela UFPR

Professor SEED-PR

Campo Mourão/Paraná/Brasil

 

Références

ALLEN, Garland. Thomas Hunt Morgan: the man and his science. Princeton: Princeton University Press, 1979.

BEUMERS, Birgit. Directory of World Cinema: RUSSIA. Bristol: Intellect, 2015.

BO, João Lanari. Cinema para russos, cinema para soviéticos. Bazar do Tempo, 2019.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.

BROWN, Archie. The Gorbachev factor. Oxford: Oxford University Press, 1997.

BROWN, Archie. The Rise and Fall of Communism. Londres: HarperCollins, 2010.

BRZEZINSKI, Zbigniew. Ideologia e poder na política soviética. Rio de Janeiro: GRD, 1963.

BUCH, Esteban; ZUBILLAGA, Igor; SILVA, Manuel. Composing for the State: music in twentieth-century dictatorships. Abingdon: Rutledge, 2016.

BUFFET, Cyril. Cinema in the Cold War. Nova York: Routledge, 2016.

CAUTE, David. The dancer defects: the struggle for cultural supremacy during the Cold War. Oxford: OUP Oxford, 2003.

CHRISTIE, Ian; TAYLOR, Richar. The film factory. Londres: Routledge, 2012.

DAVIES, Sarah. Popular opinion in Stalin's Russia: terror, propaganda and dissent, 1934-1941. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

DÁVILA, Sérgio. Nobel acusado de racismo está correto, diz cientista político. Disponível em: http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/acusado_racismo_esta_correto.htm. Acesso em: 10 dez. 2021.

DEJONG-LAMBERT, William. The Cold War politics of genetic research: an introduction to the Lysenko Affair. Nova York: Springer, 2012.

DEUTSCHER, Isaac. Stalin. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

DOBRENKO, Evgeniĭ. Political economy of socialist realism. New Haven: Yale University Press, 2007.

DOBRENKO, Evgeny. Late Stalinism: the aesthetics of politics. New Haven: Yale University Press, 2020.

FELDBRUGGE, Joseph Maria; ‎BERG, Gerard Pieter Van den; ‎SIMONS, William Bradford (org.). Encyclopedia of Soviet Law. Dordrecht: Martinus Nijhoff, 1985.

FERRO, Marc. Cinema e história. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade? In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. p. 199-215.

FÜRST, Juliane. Late Stalinist Russia. Milton Park: Routledge, 2006.

GALAN MACHÍO, Agustín. Agnotología: sociología de los campos de ignorancia y de los sujetos de su producción social. España: Universidad Complutense de Madrid, 2016.

GRAHAM, Loren. Lysenko’s ghost: epigenetics and Russia. Cambridge: Harvard University Press, 2016.

HOBSBAWM, Eric (org.). História do Marxismo: o marxismo na época da terceira internacional: problemas da cultura e da ideologia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

INGS, Simon. Stalin and the scientists: a history of triumph and tragedy, 1905-1953. Nova York: Grove Atlantic, 2017.

IVANOVA, Tatiana. Alexander Dovzhenko and his films. In: AZHAYEV, Vasili (org.). Soviet Literature. Moscou: Union of the Writers of the U.S.S.R., 1964. p. 68-80.

JORAVSKY, David. The Lysenko affair. Chicago: University of Chicago Press, 2010.

KENEZ, Peter. Cinema and Society: from the Revolution to the death of Stalin. London; Nova York: I. B. Tauris, 2008.

KHLEVNIUK, Oleg. Master of the house: Stalin and his inner circle. New Haven: Yale University Press, 2009.

KINGSBURY, Noel. Hybrid: the history and science of plant breeding. Chicago: University of Chicago Press, 2011.

KOTKIN, Stephen. Stálin: paradoxos do poder, 1878-1928. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.

KREMENTSOV, Nikolai; DEJONG-LAMBERT, William. The Lysenko controversy as a global phenomenon. Cham: Springer, 2017.

LEBEDEV, Viacheslav. El renovador de la Naturaleza: vida y obra de Michurin. Buenos Aires: Siglo Veinte, 1948.

LECOURT, Dominique. Proletarian Science?: the case of Lysenko. Oxfordshire: Verso, 2018.

LEWIN, Moshe. O fenômeno Gorbachev. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

LIEHM, Mira; LIEHM, Antonín. The most important art: Soviet and Eastern European film after 1945. Berkeley: University of California Press, 1980.

LYSENKO, T. D. Heredity and Its variability. Moscou: Foreign Languages Publishing, 1954.

MARSHALL, Herbert. Masters of the Soviet Cinema. Londres: Routledge, 2013.

MEDVEDEV, Zhores; MEDVEDEV, Roy. Um Stalin desconhecido. Record: Rio de Janeiro, 2006.

MENEY, Patrick. A kleptocracia: a corrupção na União Soviética. Rio de Janeiro: Record, 1984.

MICHURIN, Ivan Vladimirovich. Obras escogidas. Buenos Aires: Editorial Quetzal, 1958.

MICHURIN. Direção: Aleksandr Dovjenko. Moscou: Mosfilm, 1948. 1 DVD (99 min), color.

MILLER, Jamie. Soviet cinema: politics and persuasion under Stalin. Londres: I. B. Tauris, 2010.

MONTEFIORE, Simon. Stálin: a corte do czar vermelho. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

MONTEFIORE, Simon. Os Románov. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

MORTON, Brian. Shostakovich: his life and music. Londres: Haus, 2006.

NAPOLITANO, Marcos. Vencer Satã só com orações?: políticas culturais e cultura de oposição no Brasil dos anos 70. In: ROLLEMBERG, Denise; QUADRAT, Samantha (org.). A construção social dos regimes autoritários. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. p.145-174.

NESTEROV, Valentin. Michurin's theories and experiments in forestry. Washington: National Science Foundation, U.S.A.: and the Department of Agriculture, 1960.

OBERMANN-JESCHKE, Dorothee. Eugenik im wandel: kontinuitäten, brüche und transformationen. Münster: Unrast, 2008.

PILATI, Ronaldo. Ciência e pseudociência. São Paulo: Contexto, 2018.

RADZINSKY, Edvard. Stalin. Nova York: Anchor Books, 2011.

RAPPAPORT, Helen. Joseph Stalin: a biographical companion. Santa Barbara: ABC-CLIO, 1999.

RILEY, John. From the factory to the flat. In: EDMUNDS, Neil (org.). Soviet music and society under Lenin and Stalin. Londres: RoutledgeCurzon, 2004. p. 67-80.

ROBERTS, Andrew. Churchill: caminhando com o destino. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

ROLLBERG, Peter. Historical dictionary of Russian and Soviet cinema. Lanham: Scarecrow, 2009.

ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

SCHNEIDER, Laurence. Biology and Revolution in twentieth-century China. Lanham: Rowman & Littlefield, 2005.

TATU, Michel. O poder político na URSS. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1970.

TAYLOR, Richard; SPRING, Derek. Stalinism and Soviet cinema. Nova York: Routledge, 2006.

TEICHER, Almir. Social Mendelism: genetics and the politics of race in Germany, 1900-1948. Cambridge: Cambridge University Press, 2020.

VOLKOGONOV, Dmitri. Stalin: triunfo e tragédia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. 2 v.

YOUNGBLOOD, Denise. Russian war films: on the Cinema Front, 1914-2005. Lawrence: University Press of Kansas, 2007.

Téléchargements

Publiée

2022-07-04

Comment citer

FRANCISCON, M. W. . (2022). A DISSEMINAÇÃO DA PSEUDOCIÊNCIA NA URSS NO FILME MICHURIN/LIFE IN BLOOM (1948). Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 19(34), 29–62. https://doi.org/10.18817/ot.v19i34.984