ROMARIA NA CIDADE DE PANAMÁ EM GOIÁS: um novo olhar na devoção ao Divino Pai Eterno

Auteurs

  • ELOANE APARECIDA RODRIGUES CARVALHO Universidade Estadual de Goiás
  • ELIÉZER CARDOSO DE OLIVEIRA Professor do curso de história e do Mestrado em Território e Expressões Culturais no Cerrado da Universidade Estadual de Goiás em Anápolis (GO).
  • MARY ANNE VIEIRA SILVA Professora Adjunta da Universidade Estadual de Goiás - UnUCSEH/Anápolis/Geografia e do Programa de Pós-graduação/TECCER/UEG. Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos áfrica-Américas NeaB/CieAA/UEG.

DOI :

https://doi.org/10.18817/ot.v13i22.537

Mots-clés :

Catolicismo Popular, Divino Pai Eterno, História de Panamá.

Résumé

Resumo: A proposta do artigo é analisar a devoção ao Divino Pai Eterno, na cidade de Panamá (GO),considerando a hipótese de que o catolicismo popular é delineado pelo hibridismo cultural.A pesquisa circunscreve   o   campo   descritivo-analítico   correlacionado   a   uma abordagem   interpretativa   das vivências religiosas. A devoção ao Divino Pai Eterno na cidade de Panamá (GO), iniciada em 1918, a partir  de  um  desdobramento  da  famosa romaria de  Trindade, é  um  exemplo  raro  das  práticas  do catolicismo  popular,  uma  vez  que  poucas  cidades  goianas  escolheram  o  Divino  Pai  Eterno  como padroeiro  e  o  homenageiam  com  dias  festivos. A  discussão procura repensar  os  processos  que territorializam a devoção ao Divino Pai Eterno no território goiano ressaltando as singularidades dessa manifestação religiosa presentes no contexto sociocultural de Panamá.

Palavras-chave: Catolicismo Popular. Divino Pai Eterno. História de Panamá.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

ELOANE APARECIDA RODRIGUES CARVALHO, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda em Ciências Sociais e Humanidade pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Anápolis, atuo em projetos voluntários voltados para a integração de jovens e adultos ao mercado de trabalho e o campo universitário e a preservação do meio ambiente aliando o conhecimento de Geografia, História, Meio Ambiente, entre outros. Assim, presto serviços como professora voluntária no projeto de extensão "Curso Pré Vestibular para Jovens e Adultos" na instituição UEG - Câmpus Itumbiara e diretora secretária voluntária no Clube de Orientação Vale do Paranaá­ba - COVAP além de professora ná­vel superior no programa Bolsa Futuro do governo do Estado de Goiás. Tenho experiência na área de História, Artes e Geografia. área de Pesquisa: cultura e festas religiosas.

ELIÉZER CARDOSO DE OLIVEIRA, Professor do curso de história e do Mestrado em Território e Expressões Culturais no Cerrado da Universidade Estadual de Goiás em Anápolis (GO).

Possui doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasá­lia (2006. Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1999) e Graduação em História também pela Universidade Federal de Goiás (1996). Atualmente é professor efetivo do curso de História e do Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado, da Universidade Estadual de Goiás (Anápolis). Realizou o estágio pós-doutoral no Programa de Ciências da Religião da Pontifá­cia Universidade Católica de Goias (2015). O campo de atuação abrange uma interface entre História e Sociologia, abordando os seguintes temas: estética da catástrofe, história cultural, sociologia da valentia, saberes e expressões culturais do cerrado, teoria da história.

MARY ANNE VIEIRA SILVA, Professora Adjunta da Universidade Estadual de Goiás - UnUCSEH/Anápolis/Geografia e do Programa de Pós-graduação/TECCER/UEG. Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos áfrica-Américas NeaB/CieAA/UEG.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo - USP (2001) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2013). Atualmente é professora Estatutária Adjunto Ná­vel II da Universidade Estadual de Goiás em regime de dedicação em tempo integral á  docência e á  pesquisa (RTIDP). Coordenadora de Extensão da Universidade Estadual de Goiás. Coordenadora Geral do CRR-UEG. Pesquisadora/Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos áfrica-Américas - CieAA. Pesquisadora da Fundação de Amparo á  Pesquisa do Estado de Goiás. Professora do Programa de Pós-graduação Scrito Sensu, ná­vel mestrado, em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER). Desenvolve pesquisas no âmbito da Geografia Cultural numa perspectiva pós colonial, tendo como principais temáticas: religiões de matriz africana (candomblé), relações étnico-raciais, processos diaspóricos, territorialidades e poder.

Téléchargements

Publiée

2016-12-28

Comment citer

CARVALHO, E. A. R., OLIVEIRA, E. C. D., & SILVA, M. A. V. (2016). ROMARIA NA CIDADE DE PANAMÁ EM GOIÁS: um novo olhar na devoção ao Divino Pai Eterno. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 13(22), 49–68. https://doi.org/10.18817/ot.v13i22.537