PEREGRINACIÓN EN LA CIUDAD DE PANAMÁEN GOIÁS: una nueva mirada sobre la devociónal Divino Padre Eterno

Autores/as

  • ELOANE APARECIDA RODRIGUES CARVALHO Universidade Estadual de Goiás
  • ELIÉZER CARDOSO DE OLIVEIRA Professor do curso de história e do Mestrado em Território e Expressões Culturais no Cerrado da Universidade Estadual de Goiás em Anápolis (GO).
  • MARY ANNE VIEIRA SILVA Professora Adjunta da Universidade Estadual de Goiás - UnUCSEH/Anápolis/Geografia e do Programa de Pós-graduação/TECCER/UEG. Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos áfrica-Américas NeaB/CieAA/UEG.

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v13i22.537

Palabras clave:

Catolicismo Popular, Divino Pai Eterno, História de Panamá.

Resumen

Resumen: El  propósito  delartículo  es  analizar  la  devoción  al  Divino  Padre  Eterno,  en  la  ciudad  de Panamá  (GO),  teniendo  en  cuenta  la  hipótesis  de  que  el  catolicismo  popular  está  delineado  por  el hibridismo cultural. La  investigación  circunscribe  alcampo  descriptivo-analíticocorrelacionado  con un  enfoque  interpretativo  de  las  experiencias  religiosas.  La  devoción  al  Divino  Padre  Eterno  en  la ciudad de Panamá (GO), que se inició en 1918, a partir de una rama de la famosa romería de Trindade, es un raro ejemplo de las prácticas del catolicismo popular, ya que pocas ciudades de Goiás eligieron el  Divino  Padre  Eterno como  patrón y rindenhomenajescon  días festivos.  La  discusión  trata  de replantear los procesos que territorializanla devoción al Divino Padre Eterno en el territorio de Goiás destacando las singularidades de esta manifestación religiosa presentes en el contexto sociocultural de Panamá.

Palabras clave: Catolicismo popular. Divino Padre Eterno. Historia de Panamá.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

ELOANE APARECIDA RODRIGUES CARVALHO, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda em Ciências Sociais e Humanidade pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Anápolis, atuo em projetos voluntários voltados para a integração de jovens e adultos ao mercado de trabalho e o campo universitário e a preservação do meio ambiente aliando o conhecimento de Geografia, História, Meio Ambiente, entre outros. Assim, presto serviços como professora voluntária no projeto de extensão "Curso Pré Vestibular para Jovens e Adultos" na instituição UEG - Câmpus Itumbiara e diretora secretária voluntária no Clube de Orientação Vale do Paranaá­ba - COVAP além de professora ná­vel superior no programa Bolsa Futuro do governo do Estado de Goiás. Tenho experiência na área de História, Artes e Geografia. área de Pesquisa: cultura e festas religiosas.

ELIÉZER CARDOSO DE OLIVEIRA, Professor do curso de história e do Mestrado em Território e Expressões Culturais no Cerrado da Universidade Estadual de Goiás em Anápolis (GO).

Possui doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasá­lia (2006. Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1999) e Graduação em História também pela Universidade Federal de Goiás (1996). Atualmente é professor efetivo do curso de História e do Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado, da Universidade Estadual de Goiás (Anápolis). Realizou o estágio pós-doutoral no Programa de Ciências da Religião da Pontifá­cia Universidade Católica de Goias (2015). O campo de atuação abrange uma interface entre História e Sociologia, abordando os seguintes temas: estética da catástrofe, história cultural, sociologia da valentia, saberes e expressões culturais do cerrado, teoria da história.

MARY ANNE VIEIRA SILVA, Professora Adjunta da Universidade Estadual de Goiás - UnUCSEH/Anápolis/Geografia e do Programa de Pós-graduação/TECCER/UEG. Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos áfrica-Américas NeaB/CieAA/UEG.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo - USP (2001) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2013). Atualmente é professora Estatutária Adjunto Ná­vel II da Universidade Estadual de Goiás em regime de dedicação em tempo integral á  docência e á  pesquisa (RTIDP). Coordenadora de Extensão da Universidade Estadual de Goiás. Coordenadora Geral do CRR-UEG. Pesquisadora/Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos áfrica-Américas - CieAA. Pesquisadora da Fundação de Amparo á  Pesquisa do Estado de Goiás. Professora do Programa de Pós-graduação Scrito Sensu, ná­vel mestrado, em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER). Desenvolve pesquisas no âmbito da Geografia Cultural numa perspectiva pós colonial, tendo como principais temáticas: religiões de matriz africana (candomblé), relações étnico-raciais, processos diaspóricos, territorialidades e poder.

Publicado

2016-12-28

Cómo citar

CARVALHO, E. A. R., OLIVEIRA, E. C. D., & SILVA, M. A. V. (2016). PEREGRINACIÓN EN LA CIUDAD DE PANAMÁEN GOIÁS: una nueva mirada sobre la devociónal Divino Padre Eterno. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 13(22), 49–68. https://doi.org/10.18817/ot.v13i22.537