PRAZER, JUVENTUDE E FELICIDADE NA POESIA POPULAR

Auteurs

  • Júlia Constança Pereira Camêlo Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI :

https://doi.org/10.18817/ot.v1i1.374

Mots-clés :

Prazer, Poema, Cultura, Imaginário

Résumé

Analise dos poemas a Cocanha e a Viagem a São Saruê, bem como a conotação dada por eles a idéia imaginária de um Paraíso Terrestre, no qual o prazer, a ausência de trabalho, e proibições são o segredo para a felicidade do homem. A Cocanha foi escrito no século XIII e São Saruê em 1978, século XX. Apesar dos séculos que separam os poemas podemos encontrar semelhanças que nos leva a concluir que o poeta popular, nordestino, tinha conhecimento pela tradição oral, da Cocanha.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Júlia Constança Pereira Camêlo, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (1997), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é professora Adjunto II da Universidade Estadual do Maranhão. , atuando principalmente nos seguintes temas: cultura popular, bumba meu boi, sociedade, literatura, ensino, pesquisa, cocanha, apropriação, cultura popular e infância, trabalho, código.

Téléchargements

Publiée

2004-01-10

Comment citer

Camêlo, J. C. P. (2004). PRAZER, JUVENTUDE E FELICIDADE NA POESIA POPULAR. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 1(1). https://doi.org/10.18817/ot.v1i1.374