ENSINO DE HISTÓRIA: metodologias, abordagens e práticas
DOI :
https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1080Téléchargements
Références
ABUD, Kátia Maria. O saber histórico na sala de aula. 12. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2008.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história. Campinas: Papirus, 2014.
FONSECA, Thaís Nivia de Lima e. História e ensino de história. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
KARNAL, L. (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2005.
MARTINS, Dayse M. Curriculo e historicidade: a disciplina história do Maranhão no sistema público estadual de ensino (1902- 2013). Porto Alegre: Editora Fi, 2019a.
MARTINS, Dayse Marinho. Currículo e historicidade: a disciplina História do Maranhão no sistema público estadual de ensino (1902 – 2013). Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019b. E-book.
MARTINS, Dayse M.; MATEUS, Y. G. A. S. (org.). O livro didático no Brasil: história, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2020a.
MARTINS, Dayse M.; MATEUS, Y. G. A. S. Um olhar sobre os livros didáticos no ensino de História do Maranhão. Outros tempos, v. 17, n. 30, p. 43-68, 2020b. Disponível em: https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/804/858 Acesso em: 23 jan 2023.
MARTINS, Dayse M.; MATEUS, Y. G. A. S. (org.). Ensino de História local / regional: abordagens e práticas. Rio de Janeiro RJ: Dictio Brasil, 2021a.
MARTINS, Dayse M.; MATEUS, Y. G. A. S. (org.). História e historiografia: novos problemas, novas abordagens e novos objetos. Rio de Janeiro: Mares Editores, 2021b.
MUNAKATA, K. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 1997. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1997.
PIAGET, Jean. A psicologia da criança e o ensino de História. In: PARRAT, Silvia; TRYPHON, Anastasia (org.). Sobre a pedagogia. Tradução Claudia Berliner. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998. p. 89-111.
ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca. A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
SANTOS, S. R. R. Formação de Professores do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão: percursos e desafios. São Luís: Editora Uema, 2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.