UMA UNIVERSIDADE MODELO PARA O BRASIL: a Educação Superior e o projeto de construção da nacionalidade brasileira (1935-1945)

Auteurs

  • Dra. Evelyn G. Dill Orrico UNIRIO
  • Ms. Antonio José Barbosa de Oliveira Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Memória Social - PPGMS / UNIRIO.

DOI :

https://doi.org/10.18817/ot.v7i10.106

Mots-clés :

História da Educação Superior, Memória Social, Universidade do Brasil,

Résumé

Foram necessários cinco séculos de história para o Brasil ter, em seus domínios, a instituição universitária. Somente no século XX, no contexto das políticas de modernização do Brasil, os debates para a criação de universidades tomou corpo e, finalmente, em 1920, o Governo Federal criou a sua primeira universidade, a Universidade do Rio de Janeiro (URJ). Mas essa universidade estava longe de se caracterizar como uma universidade moderna. Procurando adequar a instituição ao modelo nacional desenvolvimentista, durante o período autoritário do Estado Novo, URJ é transformada, em 1937, em Universidade do Brasil  (UB). Percorrer o complexo processo de criação da instituição universitária no país, bem como sua consolidação, é empreender uma viagem pela história do país na busca de sua modernização, mergulhando também em diversas redes de nossa memória social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2010-09-18

Comment citer

Orrico, D. E. G. D., & Oliveira, M. A. J. B. de. (2010). UMA UNIVERSIDADE MODELO PARA O BRASIL: a Educação Superior e o projeto de construção da nacionalidade brasileira (1935-1945). Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 7(10). https://doi.org/10.18817/ot.v7i10.106