HISTORIA DE ÁFRICA E INTERVENCIÓN EPISTEMOLÓGICA: la Licenciatura en Estudios Africanos y Afrobrasileños (UFMA)

Autores/as

  • MARCELO PAGLIOSA CARVALHO Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v17i29.711

Palabras clave:

História da África, Estudos Africanos, Estudos Afro-Brasileiros

Resumen

Resumen: Este artículo es resultado de una investigación postdoctoral en Historia Africana (2016-2017). Su objetivo es discutir las posibilidades de intervención epistemológica en la Historia de África a través de un caso específico de intervención: la implementación de la Licenciatura en Estudios Africanos y Afrobrasileños (UFMA), curso inédito en Brasil. Analiza sus contribuciones a la enseñanza de las Historias y Culturas Africanas y Afrobrasileñas. Estudia las intencionalidades y las propuestas curriculares que basan la propuesta pedagógica de la licenciatura, que reconoce las contribuciones africanas en la formación social brasileña, sin romanticismo ni estereotipos, y colabora en el intento de desarrollar nuevas perspectivas epistemológicas.

Palabras clave: Historia de África. Estudios Africanos. Estudios Afrobrasileños.

 

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Biografía del autor/a

MARCELO PAGLIOSA CARVALHO, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduado em História (2000), Mestre (2006) e Doutor (2011) em Educação pela Universidade de São Paulo. Realizou Pós-Doutoramento (2017) em História da África na Universidade de Lisboa. É Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA - Campus São Luís). Idealizador e docente da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFMA, curso pioneiro no país. Integra o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global - NEÁFRICA. Coordenou o Projeto de Extensão "Relações étnico-raciais nos currículos escolares" e o Projeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á  Docência (PIBID) "Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana". Participou da criação e atuou como professor do curso de alfabetização de jovens e adultos do Núcleo de Consciência Negra na Universidade de São Paulo (1998-2001). Foi educador e coordenador do Centro de Educação e Organização Popular (1998-2001). Principais temas de discussão: Histórias e Culturas Africanas, Afro-Brasileiras; educação para as relações étnico-raciais; educação para a diversidade; políticas públicas e financiamento da Educação.

Publicado

2020-02-12

Cómo citar

CARVALHO, M. P. (2020). HISTORIA DE ÁFRICA E INTERVENCIÓN EPISTEMOLÓGICA: la Licenciatura en Estudios Africanos y Afrobrasileños (UFMA). Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 17(29), 1–16. https://doi.org/10.18817/ot.v17i29.711