MÃES EDUCADORAS E PROFISSIONAIS: educação feminina em Teresina na primeira metade do Século XX
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v7i10.104Palabras clave:
Educação feminina, Relações de gênero, Profissionalização,Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar análise panorâmica acerca da educação formal feminina, em Teresina, na primeira metade do século XX, e abordar, igualmente, as representações de educação das mulheres, em disputa na hierarquização do social. Trabalha-se com um corpus documental composto por memórias, matérias veiculadas em jornais e dados censitários. Conclui-se que, embora as mulheres no período em estudo, tenham sido alvo de uma educação formal que as encaminhava para os papéis femininos tradicionais, nem todas se subjetivaram incorporando as representações de gênero dominantes. Isto porque, contraditoriamente, a educação feminina reproduziu hierarquias e desigualdades de gênero e também contribuiu para elas fossem problematizadas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.