ALBERTO SALLES, PENSAMENTO EDUCACIONAL E AÇÃO POLÍTICA NO BRASIL DE FINS DO SÉCULO XIX

Autores

  • RUBENS ARANTES CORREA Instituto Federal de São Paulo (Campus Birigui)

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v19i33.907

Palavras-chave:

Intelectuais, Ação Política, Pensamento Educacional

Resumo

O artigo pretende discutir a trajetória e a produção intelectual de João Alberto Salles (1857-1904), membro da chamada geração 1870 que construiu toda sua carreira como homem de letras e da política em São Paulo. Sua obra abrange especialmente estudos de natureza sociológica, ciência política, direito e propaganda republicana nos quais emprega as matrizes filosóficas que marcaram a esmagadora maioria dos intelectuais brasileiros entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX: o positivismo comteano e o cientificismo spencereano. No âmbito desse trabalho pretende-se enfatizar as concepções educacionais presentes no pensamento de Alberto Salles procurando articulá-las com a crise do Império e a nascente República. Em termos metodológicos, o trabalho lança mão das contribuições de Jean François Sirinelli que para abordagem dos intelectuais faz uso das noções de sociabilidade, itinerários e microclimas.

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Biografia do Autor

RUBENS ARANTES CORREA, Instituto Federal de São Paulo (Campus Birigui)

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0095-7534

Doutor em História pela UNESP/FRANCA

Professor do Instituto Federal de São Paulo/Campus Birigui

Birigui/São Paulo/Brasil

 

Referências

Documentos

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

CORREA, R. A. . (2022). ALBERTO SALLES, PENSAMENTO EDUCACIONAL E AÇÃO POLÍTICA NO BRASIL DE FINS DO SÉCULO XIX. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 19(33), 18–35. https://doi.org/10.18817/ot.v19i33.907