A CONTRIBUIÇÃO DA CIÊNCIA DA HISTÓRIA NA COMPREENSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: uma análise do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) –2008-2012

Autores

  • SUSELI CRISTIANE ALVES CAMILO Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v13i22.547

Palavras-chave:

Polá­ticas públicas educacionais. Consciência histórica. Reforma nas universidades federais. REUNI.

Resumo

Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma análise do Programa de Apoio  a  Planos  de  Reestruturação  e  Expansão  das  Universidades  Federais  (REUNI).  Este  programa está  sendo  estudado  como  uma  etapa  no  contexto  de  reforma  nas  universidades  federais  brasileiras, pensada  desde meados  dos anos 1980. Na  proposta do REUNI, a  indução da inovação  curricular nos cursos  de  graduação  é  considerada  como  o  elemento  de  maior  relevância  do  programa.  Busca compreender  quais  carências  de  orientação  da  sociedade  contemporânea  levaram  à  necessidade  de reformas  nas  universidades  federais  brasileiras.  Objetivamos  demonstrar  como  uma  abordagem histórica pode contribuir para a compreensão de políticas públicas educacionais. Metodologicamente, a  pesquisa  está  sendo  conduzida  pela  análise  das  narrativas  de  sentido  em  torno  da  reforma.  Os resultados da pesquisa pretendem demonstrar que o sucesso do REUNI foi condicionado à capacidade de sua proposta romper com a tradição de formação profissional das universidades federais.

Palavras-chave: Políticas públicas  educacionais. Consciência  istórica. Reforma nas universidades federais. REUNI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SUSELI CRISTIANE ALVES CAMILO, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da UNESP/Assis-SP/Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Londrina/Paraná/Brasil

 

Downloads

Publicado

2016-12-28