A CONTRIBUIÇÃO DA CIÊNCIA DA HISTÓRIA NA COMPREENSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: uma análise do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) –2008-2012
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v13i22.547Palavras-chave:
Poláticas públicas educacionais. Consciência histórica. Reforma nas universidades federais. REUNI.Resumo
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma análise do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Este programa está sendo estudado como uma etapa no contexto de reforma nas universidades federais brasileiras, pensada desde meados dos anos 1980. Na proposta do REUNI, a indução da inovação curricular nos cursos de graduação é considerada como o elemento de maior relevância do programa. Busca compreender quais carências de orientação da sociedade contemporânea levaram à necessidade de reformas nas universidades federais brasileiras. Objetivamos demonstrar como uma abordagem histórica pode contribuir para a compreensão de políticas públicas educacionais. Metodologicamente, a pesquisa está sendo conduzida pela análise das narrativas de sentido em torno da reforma. Os resultados da pesquisa pretendem demonstrar que o sucesso do REUNI foi condicionado à capacidade de sua proposta romper com a tradição de formação profissional das universidades federais.
Palavras-chave: Políticas públicas educacionais. Consciência istórica. Reforma nas universidades federais. REUNI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.