ROMARIA NA CIDADE DE PANAMá EM GOIáS: um novo olhar na devoção ao Divino Pai Eterno

Autores

  • ELOANE APARECIDA RODRIGUES CARVALHO Universidade Estadual de Goiás
  • ELIÉZER CARDOSO DE OLIVEIRA Professor do curso de história e do Mestrado em Território e Expressões Culturais no Cerrado da Universidade Estadual de Goiás em Anápolis (GO).
  • MARY ANNE VIEIRA SILVA Professora Adjunta da Universidade Estadual de Goiás - UnUCSEH/Anápolis/Geografia e do Programa de Pós-graduação/TECCER/UEG. Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos áfrica-Américas NeaB/CieAA/UEG.

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v13i22.537

Palavras-chave:

Catolicismo Popular, Divino Pai Eterno, História de Panamá.

Resumo

A proposta do artigo é analisar a devoção ao Divino Pai Eterno, na cidade de Panamá (GO), considerando a hipótese de que o catolicismo popular é delineado pelo hibridismo cultural. A pesquisa circunscreve o campo descritivo-analá­tico correlacionado a uma abordagem interpretativa das vivências religiosas. A devoção ao Divino Pai Eterno na cidade de Panamá (GO), iniciada em 1918, a partir de um desdobramento da famosa romaria de Trindade, é um exemplo raro das práticas do catolicismo popular, uma vez que poucas cidades goianas escolheram o Divino Pai Eterno como padroeiro e o homenageiam com dias festivos. A discussão procura repensar os processos que territorializam a devoção ao Divino Pai Eterno no território goiano ressaltando as singularidades dessa manifestação religiosa presentes no contexto sociocultural de Panamá.  Palavras-chave: Catolicismo Popular. Divino Pai Eterno. História de Panamá.    PILGRIMAGE AT PANAMA CITY IN GOIAS: a new look at the ”Divine Eternal Father” devotion.  Abstract: The purpose of this article is to analyze the Devotion to the Divine Eternal Father, in the city of Panama (GO), considering the hypothesis that popular catholicism is outlined by cultural hybridity. The research circumscribes the descriptive - analytic field correlated to an interpretive approach to religious experiences. The devotion to the Divine Eternal Father in the city of Panama (GO), started in 1918, from a deployment of the famous ”Pilgrimage of Trinity”, is a rare example of the practices in popular catholicism, since few cities in Goiás chose the Divine Eternal Father as a Patron Saint and honor ”him” with celebration days. The discussion seeks to rethink the processes that set devotion to the Divine Eternal Father in Goiás lands highlighting the singularities of this religious manifestation present in Panama sociocultural context.  Keywords: Popular Catholicism. Divine Eternal Father. History of Panama.    PEREGRINACIÓN EN LA CIUDAD DE PANAMá EN GOIáS: una nueva mirada sobre la devoción al Divino Padre Eterno  Resumen: El propósito del artá­culo es analizar la devoción al Divino Padre Eterno, en la ciudad de Panamá (GO), teniendo en cuenta la hipótesis de que el catolicismo popular está delineado por el hibridismo cultural. La investigación circunscribe al campo descriptivo-analá­tico correlacionado con un enfoque interpretativo de las experiencias religiosas. La devoción al Divino Padre Eterno en la ciudad de Panamá (GO), que se inició en 1918, a partir de una rama de la famosa romerá­a de Trindade, es un raro ejemplo de las prácticas del catolicismo popular, ya que pocas ciudades de Goiás eligieron el Divino Padre Eterno como patrón y rinden homenajes con dá­as festivos. La discusión trata de replantear los procesos que territorializan la devoción al Divino Padre Eterno en el territorio de Goiás destacando las singularidades de esta manifestación religiosa presentes en el contexto sociocultural de Panamá.  Palabras clave: Catolicismo popular. Divino Padre Eterno. Historia de Panamá.  PILGRIMAGE AT PANAMA CITY IN GOIAS:a new look at the ”Divine Eternal Father” devotion.

 

PEREGRINACIÓN EN LA CIUDAD DE PANAMá EN GOIáS: una nueva mirada sobre la devoción al Divino Padre Eterno

 

Eloane Aparecida Rodrigues Carvalho

Mestranda/Bolsista em Ciências Sociais e Humanidades ”“ TECCER da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Anápolis/Goiás/Brasil

eloane_rodrigue@yahoo.com.br

 

Eliézer Cardoso de Oliveira

Professor Doutor em Sociologia ”“ TECCER da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Anápolis/Goiás/Brasil

ezi@uol.com.br

 

Mary Anne Vieira Silva

Professora Doutora em Geografia ”“ TECCER da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Anápolis/Goiás/Brasil

marymel2006@hotmail.com

 

 

Resumo: A proposta do artigo é analisar a devoção ao Divino Pai Eterno, na cidade de Panamá (GO), considerando a hipótese de que o catolicismo popular é delineado pelo hibridismo cultural. A pesquisa circunscreve o campo descritivo-analá­tico correlacionado a uma abordagem interpretativa das vivências religiosas. A devoção ao Divino Pai Eterno na cidade de Panamá (GO), iniciada em 1918, a partir de um desdobramento da famosa romaria de Trindade, é um exemplo raro das práticas do catolicismo popular, uma vez que poucas cidades goianas escolheram o Divino Pai Eterno como padroeiro e o homenageiam com dias festivos. A discussão procura repensar os processos que territorializam a devoção ao Divino Pai Eterno no território goiano ressaltando as singularidades dessa manifestação religiosa presentes no contexto sociocultural de Panamá.

 

Palavras-chave: Catolicismo Popular. Divino Pai Eterno. História de Panamá.

 

Abstract: The purpose of this article is to analyze the Devotion to the Divine Eternal Father, in the city of Panama (GO), considering the hypothesis that popular catholicism is outlined by cultural hybridity. The research circumscribes the descriptive - analytic field correlated to an interpretive approach to religious experiences. The devotion to the Divine Eternal Father in the city of Panama (GO), started in 1918, from a deployment of the famous ”Pilgrimage of Trinity”, is a rare example of the practices in popular catholicism, since few cities in Goiás chose the Divine Eternal Father as a Patron Saint and honor ”him” with celebration days. The discussion seeks to rethink the processes that set devotion to the Divine Eternal Father in Goiás lands highlighting the singularities of this religious manifestation present in Panama sociocultural context.  Keywords: Popular Catholicism. Divine Eternal Father. History of Panama.  Resumen: El propósito del artá­culo es analizar la devoción al Divino Padre Eterno, en la ciudad de Panamá (GO), teniendo en cuenta la hipótesis de que el catolicismo popular está delineado por el hibridismo cultural. La investigación circunscribe al campo descriptivo-analá­tico correlacionado con un enfoque interpretativo de las experiencias religiosas. La devoción al Divino Padre Eterno en la ciudad de Panamá (GO), que se inició en 1918, a partir de una rama de la famosa romerá­a de Trindade, es un raro ejemplo de las prácticas del catolicismo popular, ya que pocas ciudades de Goiás eligieron el Divino Padre Eterno como patrón y rinden homenajes con dá­as festivos. La discusión trata de replantear los procesos que territorializan la devoción al Divino Padre Eterno en el territorio de Goiás destacando las singularidades de esta manifestación religiosa presentes en el contexto sociocultural de Panamá.  Palabras clave: Catolicismo popular. Divino Padre Eterno. Historia de Panamá.

Biografia do Autor

ELOANE APARECIDA RODRIGUES CARVALHO, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda em Ciências Sociais e Humanidade pela Universidade Estadual de Goiás - Cá¢mpus Anápolis, atuo em projetos voluntários voltados para a integração de jovens e adultos ao mercado de trabalho e o campo universitário e a preservação do meio ambiente aliando o conhecimento de Geografia, História, Meio Ambiente, entre outros. Assim, presto serviços como professora voluntária no projeto de extensão "Curso Pré Vestibular para Jovens e Adultos" na instituição UEG - Cá¢mpus Itumbiara e diretora secretária voluntária no Clube de Orientação Vale do Paranaá­ba - COVAP além de professora ná­vel superior no programa Bolsa Futuro do governo do Estado de Goiás. Tenho experiência na área de História, Artes e Geografia. área de Pesquisa: cultura e festas religiosas.

ELIÉZER CARDOSO DE OLIVEIRA, Professor do curso de história e do Mestrado em Território e Expressões Culturais no Cerrado da Universidade Estadual de Goiás em Anápolis (GO).

Possui doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasá­lia (2006. Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1999) e Graduação em História também pela Universidade Federal de Goiás (1996). Atualmente é professor efetivo do curso de História e do Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado, da Universidade Estadual de Goiás (Anápolis). Realizou o estágio pós-doutoral no Programa de Ciências da Religião da Pontifá­cia Universidade Católica de Goias (2015). O campo de atuação abrange uma interface entre História e Sociologia, abordando os seguintes temas: estética da catástrofe, história cultural, sociologia da valentia, saberes e expressões culturais do cerrado, teoria da história.

MARY ANNE VIEIRA SILVA, Professora Adjunta da Universidade Estadual de Goiás - UnUCSEH/Anápolis/Geografia e do Programa de Pós-graduação/TECCER/UEG. Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos áfrica-Américas NeaB/CieAA/UEG.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo - USP (2001) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2013). Atualmente é professora Estatutária Adjunto Ná­vel II da Universidade Estadual de Goiás em regime de dedicação em tempo integral á  docência e á  pesquisa (RTIDP). Coordenadora de Extensão da Universidade Estadual de Goiás. Coordenadora Geral do CRR-UEG. Pesquisadora/Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos áfrica-Américas - CieAA. Pesquisadora da Fundação de Amparo á  Pesquisa do Estado de Goiás. Professora do Programa de Pós-graduação Scrito Sensu, ná­vel mestrado, em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER). Desenvolve pesquisas no á¢mbito da Geografia Cultural numa perspectiva pós colonial, tendo como principais temáticas: religiões de matriz africana (candomblé), relações étnico-raciais, processos diaspóricos, territorialidades e poder.

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Publicado

2016-12-28