PRAZER, JUVENTUDE E FELICIDADE NA POESIA POPULAR

Autores

  • Júlia Constança Pereira Camêlo Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v1i1.374

Palavras-chave:

Prazer, Poema, Cultura, Imaginário

Resumo

Analise dos poemas a Cocanha e a Viagem a São Saruê, bem como a conotação dada por eles a idéia imaginária de um Paraíso Terrestre, no qual o prazer, a ausência de trabalho, e proibições são o segredo para a felicidade do homem. A Cocanha foi escrito no século XIII e São Saruê em 1978, século XX. Apesar dos séculos que separam os poemas podemos encontrar semelhanças que nos leva a concluir que o poeta popular, nordestino, tinha conhecimento pela tradição oral, da Cocanha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Constança Pereira Camêlo, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (1997), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é professora Adjunto II da Universidade Estadual do Maranhão. , atuando principalmente nos seguintes temas: cultura popular, bumba meu boi, sociedade, literatura, ensino, pesquisa, cocanha, apropriação, cultura popular e infância, trabalho, código.

Downloads

Publicado

2004-01-10

Como Citar

Camêlo, J. C. P. (2004). PRAZER, JUVENTUDE E FELICIDADE NA POESIA POPULAR. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 1(1). https://doi.org/10.18817/ot.v1i1.374

Edição

Seção

Artigos Livres