O METHODO ZABA (1870) E O ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL

Autores

  • CAROLLINA CARVALHO RAMOS DE LIMA UFBA

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1062

Palavras-chave:

Ensino de História, História da Educação, Método Zaba

Resumo

Neste artigo, procurei reconstituir, ainda que em linhas gerais, a circulação do Methodo Zaba no Brasil, no início da década de 1870, buscando desvelar culturas e práticas escolares observáveis em diferentes espaços e regiões do país, a fim de problematizar a história da História como disciplina escolar, tendo em vista o que as apropriações do método revelam acerca das formas de ensinar conteúdos históricos nas escolas brasileiras, a partir da diversidade de experiências institucionais e de sujeitos individuais (FREITAS; OLIVEIRA, 2022), em um contexto marcado pela profissionalização docente (BORGES, 2021; GONDRA, 2018 e VIDAL; SILVA, 2012), pela emergência da indústria escolar em escala transnacional (MEDA, 2015 e ALCANTARA; VIDAL, 2022) e pela reorganização dos programas (BITTENCOURT, 2018b; DICK, 2001) e modernização dos métodos para ensinar história (SANTOS, 2021).

 

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Biografia do Autor

CAROLLINA CARVALHO RAMOS DE LIMA, UFBA

Doutora em Teoria e História Literária - UNICAMP
Professora da Universidade Federal da Bahia - UFBA
Salvador/Bahia/Brasil

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

LIMA, C. C. R. D. (2023). O METHODO ZABA (1870) E O ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 20(36), 267–300. https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1062