UMA UNIVERSIDADE MODELO PARA O BRASIL: a Educação Superior e o projeto de construção da nacionalidade brasileira (1935-1945)

Autores

  • Dra. Evelyn G. Dill Orrico UNIRIO
  • Ms. Antonio José Barbosa de Oliveira Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Memória Social - PPGMS / UNIRIO.

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v7i10.106

Palavras-chave:

História da Educação Superior, Memória Social, Universidade do Brasil,

Resumo

Foram necessários cinco séculos de história para o Brasil ter, em seus domínios, a instituição universitária. Somente no século XX, no contexto das políticas de modernização do Brasil, os debates para a criação de universidades tomou corpo e, finalmente, em 1920, o Governo Federal criou a sua primeira universidade, a Universidade do Rio de Janeiro (URJ). Mas essa universidade estava longe de se caracterizar como uma universidade moderna. Procurando adequar a instituição ao modelo nacional desenvolvimentista, durante o período autoritário do Estado Novo, URJ é transformada, em 1937, em Universidade do Brasil  (UB). Percorrer o complexo processo de criação da instituição universitária no país, bem como sua consolidação, é empreender uma viagem pela história do país na busca de sua modernização, mergulhando também em diversas redes de nossa memória social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-09-18

Como Citar

Orrico, D. E. G. D., & Oliveira, M. A. J. B. de. (2010). UMA UNIVERSIDADE MODELO PARA O BRASIL: a Educação Superior e o projeto de construção da nacionalidade brasileira (1935-1945). Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 7(10). https://doi.org/10.18817/ot.v7i10.106