EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MOVIMENTO, NO EXTREMO NORTE DO BRASIL: Compreensões sobre a implantação dos cursos do Pronera no Amapá
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v20i35.1040Palavras-chave:
Movimentos sociais, Educação do campo, Amazônia amapaenseResumo
Este artigo analisa os desafios dos movimentos sociais e da Educação do Campo na Amazônia. Apresentaremos a atuação dos movimentos sociais, no que diz respeito à implantação de políticas públicas para o campo no Brasil e o caso amapaense, a partir da origem do curso de Técnico em Meio Ambiente, por meio do Pronera. Metodologicamente realizamos revisão de literatura para compreensão do conceito de movimentos sociais e análise qualitativa a partir de questionários semiestruturados, aplicados aos alunos e membros das comunidades assentadas. Os resultados sugerem que uma das características desta Educação do Campo é a dependência política da população em relação ao Estado. No caso amapaense, há pouca articulação entre os movimentos sociais e a população. O Amapá ainda caminha na contramão do que é defendido pelos movimentos sociais, em que a própria realidade dos alunos seja determinante da estrutura curricular dessas escolas e protagonista de sua metodologia de ensino.
Downloads
Referências
Entrevistas
SANTOS, Pedro Entrevista III. [8 jul. 2016]. Entrevistador: Oséias Soares Ferreira. Laranjal do Jari, 2017. 1 arquivo mp3 (52 min.). A entrevista na íntegra encontra-se transcrita e arquivada com o autor deste artigo, preservando anonimato do entrevistado, aqui renomeado.
SILVA, José da. Entrevista II. [6 jul. 2017]. Entrevistador: Oséias Soares Ferreira. Laranjal do Jari, 2017. 1 arquivo mp3 (60 min.). A entrevista na íntegra encontra-se transcrita e arquivada com o autor deste artigo, preservando anonimato do entrevistado, aqui renomeado.
FERREIRA, Francisco. Entrevista IV. [7 jul. 2017]. Entrevistador: Oséias Soares Ferreira. Laranjal do Jari, 2017. 1 arquivo mp3 (55 min.). A entrevista na íntegra encontra-se transcrita e arquivada com o autor deste artigo, preservando anonimato do entrevistado, aqui renomeado.
SOUZA, Antonio de. Entrevista I. [20 ago. 2017]. Entrevistador: Oséias Soares Ferreira. Laranjal do Jari, 2017. 1 arquivo mp3 (35 min.). A entrevista na íntegra encontra-se transcrita e arquivada com o autor deste artigo, preservando anonimato do entrevistado, aqui renomeado.
Bibliografia
ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
BEZERRA NETO, L. Sem-Terra aprende e ensina: estudo sobre as práticas educativas do movimento dos trabalhadores rurais. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
BRANDÃO, C. O que é educação popular. São Paulo, SP: Brasiliense, 1981.
CALDART, R. S. Educação do campo. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; GAUDÊNCIO, F. Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012.
CALDART, R. S. Elementos para construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo. Revista Trabalho Necessário, v. 2, n. 2, p. 1-16, dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.2i2.p3644 Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/3644/3444 Acesso em: 18 maio 2017.
CARVALHO, M. S. Formação de professores e demanda dos movimentos sociais. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003.
CHAVES, R. J. Contribuições dos Movimentos Sociais na democratização do acesso à educação: a luta do MST em São Paulo pela escolarização. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
DIAS, F. de S. A participação dos sujeitos do campo amapaense na construção do programa nacional da reforma agrária. In: MARTINS, M. F. A.; RODRIGUES, S. S. PRONERA: experiências de Gestão de uma Política Pública. São Carlos, SP: [s. n.], 2015. p. 67-80 Disponível em: www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/pronera-experiencias-de-gestao-de-uma-politica.pdf Acesso em: 20 nov. 2017.
DORNEY, Z. The Psychology of Second Language Aquisition. Oxford: Oxford University Press, 2009.
FERREIRA, N. T. Cidadania: uma questão de educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
GOHN, M. G. Movimentos e lutas sociais na História do Brasil. São Paulo: Loyola, 1995.
NOSELLA, P. Educação no campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória, ES: EDUFES, 2012.
PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.
PIRES, A. M. Educação do Campo como direito humano. São Paulo, SP: Cortez, 2012.
POLI, O. L. Leituras em Movimentos Sociais. Chapecó, SC: Grifos, 1999.
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria. Tradução Waltensir Dutra. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.