MáƒES EDUCADORAS E PROFISSIONAIS: educação feminina em Teresina na primeira metade do Século XX
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v7i10.104Palavras-chave:
Educação feminina, Relações de gênero, Profissionalização,Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar análise panorá¢mica acerca da educação formal feminina, em Teresina, na primeira metade do século XX, e abordar, igualmente, as representações de educação das mulheres, em disputa na hierarquização do social. Trabalha-se com um corpus documental composto por memórias, matérias veiculadas em jornais e dados censitários. Conclui-se que, embora as mulheres no peráodo em estudo, tenham sido alvo de uma educação formal que as encaminhava para os papéis femininos tradicionais, nem todas se subjetivaram incorporando as representações de gênero dominantes. Isto porque, contraditoriamente, a educação feminina reproduziu hierarquias e desigualdades de gênero e também contribuiu para elas fossem problematizadas.Downloads
Publicado
2010-12-15
Edição
Seção
Dossiê
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