MáƒES EDUCADORAS E PROFISSIONAIS: educação feminina em Teresina na primeira metade do Século XX

Autores

  • Elizangela Barbosa Cardoso Dra. (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v7i10.104

Palavras-chave:

Educação feminina, Relações de gênero, Profissionalização,

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar análise panorá¢mica acerca da  educação formal feminina, em Teresina, na primeira  metade do século XX, e  abordar, igualmente, as representações de educação  das mulheres, em disputa na  hierarquização do social. Trabalha-se com um  corpus documental composto por  memórias, matérias veiculadas em jornais e dados censitários. Conclui-se que,  embora as mulheres no perá­odo em estudo, tenham sido alvo de uma educação  formal que as encaminhava para os papéis femininos  tradicionais, nem todas se  subjetivaram incorporando as representações de gênero dominantes. Isto porque,  contraditoriamente, a educação feminina reproduziu hierarquias e desigualdades de  gênero e também contribuiu para elas fossem problematizadas.

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Publicado

2010-12-15