"PROGRAMA DE BRAÇOS ABERTOS" E AS POLÍTICAS DE DROGAS NA SOCIEDADE DE CONTROLE: um diálogo histórico-antropológico
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v14i24.606Palavras-chave:
Polática de Drogas. Programas Pastores. Redução de Danos. Comunidades Terapêuticas. Cracolá¢ndia. De Braços Abertos.Resumo
Resumo: O presente artigo tem por objetivo compreender alguns caminhos percorridos no contexto da política de drogas dentro de uma sociedade do controle, apresentando e problematizando esses dois conceitos. Para tal, foi analisado um programa político que foge das correntes definições e práticas encontradas até então: o Programa de Braços Abertos (DBA) implementado na gestão de Fernando Haddad, entre os anos de 2014 e 2016, na região da Cracolândia, em São Paulo. A região é reconhecida pelas intervenções políticas com a prática higienista e compulsória, que vão de encontro às liberdades individuais. A fim de compreender a nova visão e ação trazida pelo DBA frente a uma repetição histórica de gerências e operações, houve uma reflexão sobre a biopolítica, a atuação dos programas pastores e o lugar do DBA dentro do conjunto de tecnologias do dispositivo droga. Nesse tocante, outro objetivo desenvolvido foi situar as novas ordenações dos modelos de tratamento, como a Redução de Danos e as Comunidades Terapêuticas.
Palavras-chave: Política de Drogas. Programas Pastores. Redução de Danos. Comunidades Terapêuticas. Cracolândia. De Braços Abertos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.