UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DA MULHER NA LITERATURA MEDIEVAL: o conto do Homem do Mar de Geoffrey Chaucer.

Autores

  • MÁRCIA MARIA DE MEDEIROS Profa. Dra.Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul Dourados,MS,Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v10i15.263

Palavras-chave:

Geoffrey Chaucer, Literatura Medieval, Mulher.

Resumo

Geoffrey Chaucer é um autor que dispensa maiores apresentações dada a sua importância para a formação da literatura em língua inglesa, a qual foi criada por ele. Entre sua obra, o livro mais importante é Os Contos da Cantuária, onde o autor narra uma peregrinação de 24 pessoas que saíram de Londres rumo a cidade de Cantuária. No caminho, por proposição do estalajadeiro que acompanhava o grupo, cada peregrino contou um história que remete a diversos aspectos da sociedade inglesa da Baixa Idade Média. Entre os contos está o Conto do Homem do Mar, o qual narra de forma cômica, à história de um triângulo amoroso envolvendo um clérigo, um mercador e sua esposa. Esse conto possui informações preciosas sobre a maneira como a sociedade medieval representa a figura feminina e é esse tópico o objetivo da análise proposta no presente artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-26

Como Citar

MEDEIROS, M. M. D. (2013). UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DA MULHER NA LITERATURA MEDIEVAL: o conto do Homem do Mar de Geoffrey Chaucer. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 10(15). https://doi.org/10.18817/ot.v10i15.263