CORPOS, MASCULINIDADES E FEMINILIDADES [DES]VIADAS: uma genealogia dos sujeitos que transitam pelo cinema de Pedro Almodóvar

Auteurs

  • RENATA SANTOS MAIA Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI :

https://doi.org/10.18817/ot.v17i29.747

Mots-clés :

Almodóvar, Corpos, Sexualidades

Résumé

A filmografia de Pedro Almodóvar possui uma intrincada articulação entre sexualidade, gênero e política. Seu cinema rompe com estereótipos de gênero, inaugurando diferentes maneiras de se viver e representar as feminilidades e masculinidades, através de corpos estigmatizados e vistos como abjetos. O diretor rompe também com o binarismo identitário e as estruturas de poder conservadoras, permitindo que diferentes subjetividades sejam forjadas fora dos moldes da heteronormatividade. Neste artigo é feita uma busca e análise de personagens LGBTs dentro da sua obra cinematográfica, tendo como ponto de partida o contexto histórico espanhol ainda sob os efeitos do governo ditatorial de Francisco Franco. A partir dos anos 1980, a homossexualidade e a travestilidade ganharam projeção social maior, não podendo mais ser silenciadas ou condicionadas aos guetos e à marginalidade. Desse momento em diante, aquilo que estava sendo reprimido pela moral cristã ou pelos governos conservadores ganhou potência e impactou o cinema.

Palavras-chave: Almodóvar. Corpos. Sexualidades.


[UN]TURNED BODIES, MASCULINITIES AND FEMININITIES: a genealogy of subjects that permeate the cinema of Pedro Almodóvar

Abstract: Pedro Almodóvar's filmography has an intricate articulation between sexuality, gender and politics. His cinema breaks gender stereotypes, inaugurating different ways of living and representing femininity and masculinity, through bodies that are stigmatized and seen as abject. The director takes a break from identity binarism and traditional power structures, allowing for different subjectivities to be created outside the mold of heteronormativity. In this article I will analyze LGBT personages in the Almodóvar movies, taking as a starting point the Spanish historical context still under the effects of the dictatorial government of Francisco Franco. From the 1980s onwards, homosexuality and transsexuality gained greater social projection, and could no longer be silenced or limited to ghettos. From that moment on, what was being repressed by Christian morality or conservative governments gained power and impacted the cinema.

Keywords: Almodóvar. Bodies. Sexualities.


CUERPOS, MASCULINIDADES Y FEMINILIDADES DESVIADAS: una genealogía de los sujetos que pasan por el cine de Pedro Almodóvar

Resumen: La filmografía de Pedro Almodóvar tiene una intrincada articulación entre sexualidad, género y política. Su cine rompe con los estereotipos de género, inaugurando diferentes formas de vivir la feminidad y la masculinidad, a través de cuerpos estigmatizados y vistos como abyectos. El director rompe también con el binarismo de identidad y las estructuras de poder conservadoras. Esto permite forjar diferentes subjetividades fuera del molde de la heteronormatividad. En este artículo se realiza una búsqueda y análisis de personajes LGBTs dentro de su trabajo cinematográfico, tomando como punto de partida el contexto histórico español bajo los efectos del gobierno dictatorial de Francisco Franco. A partir de la década de 1980, la homosexualidad y la travestilidad obtuvieron una mayor proyección social, y ya no pudieron ser silenciadas o condicionadas en los guetos y en la marginalidad. A partir de ese momento, lo que estaba siendo reprimido por la moral cristiana o los gobiernos conservadores ganó poder e impactó el cine.

Palabras clave: Almodóvar. Cuerpos. Sexualidades.

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Biographie de l'auteur

RENATA SANTOS MAIA, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Renata Santos Maia é doutoranda em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina — UFSC, onde desenvolve estudos sobre gênero, cinema, sexualidades e feminismos; é mestre em História Social pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes - e está vinculada ao Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH), da UFSC.

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Publiée

2020-02-12

Comment citer

MAIA, R. S. (2020). CORPOS, MASCULINIDADES E FEMINILIDADES [DES]VIADAS: uma genealogia dos sujeitos que transitam pelo cinema de Pedro Almodóvar. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 17(29), 299–313. https://doi.org/10.18817/ot.v17i29.747

Numéro

Rubrique

Dossiê - Relações de e entre gêneros