OS PRIMEIROS MISSIONÁRIOS E DESCOBRIDORES DO MARANHÃO: História eretórica nas crônicas jesuíticas do Maranhão (séculos XVII e XVIII)

Auteurs

  • Roberta Loão Carvalho Mestranda PPGH-UFF Rio de Janeiro, RJ- Brasil

DOI :

https://doi.org/10.18817/ot.v8i11.73

Mots-clés :

História, Retórica, Companhia de Jesus, Maranhão Colonial, Séculos XVII e XVIII,

Résumé

Buscando compreender a ideia de história que perpassa a escrita jesuítica dos séculos XVII eXVIII, faço o exame de dois acontecimentos que marcaram a passagem da Companhia de Jesus noMaranhão. O primeiro foi a jornada empreendida pelo padre Francisco Pinto à Serra de Ibiapaba como  intento  de  "conquistar" as terras  do  Maranhão,  jornada  esta  interrompida  com  a  morte domissionário em 1608. O segundo é a vida e morte do padre Luís Figueira na organização da missão dasmesmas terras. Esses dois acontecimentos são importantes, pois destacam a ideia de história exemplarpossuída pelos jesuítas, assim como evidencia a importância da arte retórica empregada em seus textoscomo composição fundamental na busca deste sentido da história para os jesuítas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2011-05-05

Comment citer

Carvalho, R. L. (2011). OS PRIMEIROS MISSIONÁRIOS E DESCOBRIDORES DO MARANHÃO: História eretórica nas crônicas jesuíticas do Maranhão (séculos XVII e XVIII). Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 8(11). https://doi.org/10.18817/ot.v8i11.73