A CONTRIBUIÇÃO DA MEMÓRIA PARA O ESTUDO DE UM PROCESSO IMIGRATÓRIO ESPECÍFICO: o caso dos sírios e libaneses em Juiz de Fora – MG (1890-1940)

Auteurs

  • Juliana Gomes Dornelas Mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI :

https://doi.org/10.18817/ot.v6i8.171

Mots-clés :

Sá­rios e Libaneses, Imigrantes, Juiz de Fora, Memória,

Résumé

O presente artigo é parte de nosso estudo de mestrado sobre os imigrantes sírios e libaneses instalados em Juiz de Fora, Minas Gerais. Buscamos através da memória, estudar de maneira mais aprofundada os sírios e libaneses e seus descendentes em Juiz de Fora. Através da oralidade e da memória, ou seja,das entrevistas com os descendentes de sírios e libaneses, construímos um modelo de instalação destes grupos em Juiz de Fora apontando os motivos da partida da terra natal, como foi a chegada destes na cidade, em que trabalhavam, onde moravam, como era a relação com os locais, qual gastronomia predominava, dentre outros pontos. Foi através da memória que pudemos perceber a versão daqueles que realmente vivenciaram o processo imigratório e que através da sua fala puderam contribuir para esclarecer um pouco mais sobre este grupo imigrante em questão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2009-12-15

Comment citer

Dornelas, J. G. (2009). A CONTRIBUIÇÃO DA MEMÓRIA PARA O ESTUDO DE UM PROCESSO IMIGRATÓRIO ESPECÍFICO: o caso dos sírios e libaneses em Juiz de Fora – MG (1890-1940). Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 6(8). https://doi.org/10.18817/ot.v6i8.171