Narrativa uterina em Mayra Santos-Febres: infância e fragmentos da adolescência
DOI :
https://doi.org/10.18817/ot.v23i41.1334Mots-clés :
Mayra Santos-Febres, História intelectual afrodescendente, narrativa uterinaRésumé
Este artigo propõe a Narrativa Uterina uterina como paradigma de criação e método de análise literária que apela para a história intelectual ou a história das ideias, como elemento que nos permite entender não apenas as obras e o que elas relatam, mas também as vidas daqueles que as escrevem e o que narram sobre elas. A análise está organizada em dois períodos da vida de Mayra Santos Febres, a infância e a adolescência. Em termos teóricos, são propostos diálogos com estudos de história intelectual e autoetnografia. O artigo propõe que o processo criativo da autora é influenciado por figuras femininas familiares e acadêmicas, na medida em que é produzido um sistema narrativo-criativo, apresentado aqui como Narrativa Uterina: método de análise, perspectiva criativa e paradigma discursivo. Esse sistema torna possível a atribuição da autora a um projeto estético, político, histórico e literário centrado no Caribe afrodescendente.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Yair Andre Cuenu-Mosquera 2026

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.

Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.


