Tempos e movimentos no ensino de história: evocando experiências e sensibilidades de professores no museu

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.18817/ot.v22i40.1228

Mots-clés :

museus históricos de cidade, experiências de professores, ensino de história

Résumé

Caminhar pelos cenários expositivos do museu é um espaço aberto para que os professores falem sobre suas concepções, ideias e narrem suas experiências históricas e de vida. Nesse pensar, o objetivo deste artigo é refletir sobre as experiências e sensibilidades dos professores de História durante uma caminhada pelo acervo do Museu da Cidade Governador Valadares (MCGV) e no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) em Belo Horizonte/Minas Gerais. Quanto ao percurso metodológico, decidimos pela abordagem qualitativa e adotamos, como método de investigação, a entrevista caminhante, durante a qual íamos visitando os cenários expositivos e fazíamos perguntas utilizando um roteiro semiestruturado, provocando o docente sobre quais os objetos em exposição têm relação com suas experiências históricas vividas. Esta pesquisa evidenciou que os objetos em exposição em ambas as instituições foram promotoras de sensibilidades e terreno fértil para se pensar outros tempos, além de outras possibilidades de movimentos para o Ensino de História.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Lucinei Pereira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Ciência da Informação (UFMG)

Professor de História na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), Governador Valadares, MG/Brasil

 

Références

Documentos sonoros

TEMPO perdido. Banda: Legião Urbana. Compositor: Renato Russo. In: DOIS. Banda: Legião Urbana. Rio de Janeiro: Gravadora EMI-Odeon, 1986.

O TEMPO não para. Intérprete: Cazuza. Compositores: Arnaldo Brandão e Cazuza. In: O TEMPO não para. Rio de Janeiro: Philips Records, 1988.

CARRO de boi. Intérpretes: Tonico e Tinoco. Compositor: Tonico. In: DOSE Dupla. Rio de Janeiro: Gravadora Warner Music Brasil, 1994.

Bibliografias

ALVES, Nilda. Decifrando pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês B. de; ALVES, Nilda (org.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP et Alii, 2008. p. 1-11.

BENJAMIN, Walter. O narrador. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, mágica e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 197-221.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BRAGA, Jezulino Lucio Mendes. Subjetividades e construção de sentidos na experiência de uso educativo do Museu de Artes e Ofícios. Métis: história & cultura, v. 17, n. 34, p. 253-270, jan./jun. 2018. Disponível em: https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6947. Acesso em: 14 set. 2024.

BREFE, Ana Cláudia Fonseca. Comentário I: museu, imagem e temporalidade. Anais do Museu Paulista, São Paulo. v. 15, n. 2. p. 31-36, jul./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/Q6xNFbB8NNHNshgMsLmQJ5n/. Acesso em: 12 ago. 2024.

BRITTO, Clovis Carvalho. Monumentalizando “ruínas precoces”: o Museu Histórico de Belo Horizonte e a imaginação museal de Juscelino Kubitschek. Anais do Museu Paulista, São Paulo, Nova Série, v. 30, p. 1-47, 2022.

BRULON, Bruno. Os objetos de museu entre a classificação e o devir. Informação & Sociedade (UFPB Online), v. 25, p. 25-37, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/025. Acesso em: 8 set. 2024.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

CHAGAS, Mário de Souza; STORINO, Claudia Maria Pinheiro. Os museus são bons para pensar, sentir e agir. MUSAS – Revista Brasileira de Museus e Museologia, Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Departamento de Museus e Centros Culturais, n. 3, p. 6-8, 2007.

CHAGAS, Mario de Souza. Educação, museu e patrimônio: tensão, devoração e adjetivação. In: TOLENTINO, Átila Bezerra (org.). Educação patrimonial: educação, memórias e identidades. 1. ed. João Pessoa: Iphan, 2013. v. 3, p. 27-31. (Caderno temático, v. 3).

CHAGAS, Mario de Souza. Memória social em fragmentos: o poder das encruzilhadas e a museologia em ação. Cadernos Sesc de Cidadania, v. 15, p. 34-38, 2019.

CORALINA, Cora. Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. Goiânia: UFG, 1987.

COSTA, Carina Martins. A poesia das coisas no Ensino de História: exercícios de sensibilização. In: SIMAN, Lana Mara de Castro; MIRANDA, Sonia Regina. Patrimônio no Plural: educação, cidades e mediações. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2017.

COSTA, Carina Martins. Educar em museus históricos: entre deveres e devires da memória. Anais do Museu Histórico Nacional, v. 51, p. 11-25, 2019. Disponível em: https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/140. Acesso em: 3 ago. 2024

COSTA, Carina Martins; MUNIZ, Thaísa de Queiroz. Aprender na cidade: o dédalo e o labirinto. Espacialidades, v. 18, p. 267-278, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26551. Acesso em: 4 ago. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 1992.

GARCIA, Luiz Henrique Assis. Intervenção museal no espaço urbano: história, cultura e cidadania no Parque Lagoa do Nado. História [online], v. 32, n. 2, p. 87-104, 2013.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/j7LZk54JcMWWVm4ZbnwTnws/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 3 ago. 2024.

GONÇALVES. José Reginaldo Santos. Os museus e a cidade. In: GONÇALVES. José Reginaldo Santos. Antropologia dos Objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro: Iphan/Ibram, 2007. p. 63-80.

LAROSSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Tradução de Cynthia Farina. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo (crônicas). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

LISPECTOR, Clarice. Água viva. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.

MELLO, Thiago. Faz escuro, mas eu canto. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Educação e museus: sedução, riscos e ilusões. Ciências e Letras (Porto Alegre), Porto Alegre, n. 27, p. 91-101, 2000.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O museu de cidade e a consciência da cidade. In: SANTOS, Afonso Carlos Marques dos; KESSEL, Carlos; GUIMARÃES, Cêça (org.). Museus e cidades. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2003, p. 255-282. Livro do Seminário Internacional.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O museu e a questão do conhecimento. In: GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado; RAMOS, Francisco Régis Lopes. Futuro do Pretérito: escrita da História e História do Museu. Fortaleza: Instituto Frei Tito/Expressão Gráfica Editora, 2010. p. 13-33.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao. Machado de. As fotografias e o (re)conhecimento do lugar onde se vive: notas sobre linguagem fotográfica e atlas municipais escolares. Rio Claro, SP: [s. n.], 2003.

PEREIRA, Júnia Sales. Arbítrio e sensibilidade na aprendizagem histórica atravessada pelos museus. In: CUNHA, Ana Maria de Oliveira et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 509-528.

PEREIRA, Júnia Sales; CARVALHO, Marcus Vinícius Corrêa. Sentidos dos tempos na relação museu-escola. Cadernos CEDES (Impresso), v. 30, p. 383-396, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/nbrLPNSNtTz4nq7NrgQ36PM/?format=pdf. Acesso em: 10 set. 2024.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Sensibilidades: escrita e leitura da alma. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy; LANGUE, Frédérique (org.). Sensibilidades na história: memórias singulares e identidades sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. p. 9-22.

PESSOA, Fernando. Livro do desassossego - composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa. Organização de Richard Zenith. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

PIMENTEL, Thaís Veloso C. Crônica da revitalização de um museu público: dez anos no MHAB. In: PIMENTEL, Thaís V. C. Reinventando o MHAB: o Museu e seu novo lugar na cidade – 1993-2003. MHAB: Belo Horizonte, 2004. p. 13-44.

POSSAMAI, Zita Rosane. Olhares cruzados: interfaces entre História, Educação e Museologia. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 3, p. 17-32, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/16692. Acesso em: 6 set. 2024.

QUINTANA, Mario. A rua dos cataventos. 2. ed. São Paulo: Globo, 2005. (Coleção Mario Quintana. Organização, plano de edição, fixação de texto, cronologia e bibliografia Tânia Franco Carvalhal).

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapecó: Editora Argos, 2004.

SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. A escrita do passado em museus históricos. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

SIMAN, Lana Mara de Castro. Memórias sobre a história de uma cidade: a História como labirinto. Educação em Revista, n. 47, p. 241-270, jun. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/y5yZrZxLq3bNx35xssjkWCR/abstract/?lang=pt. Acesso 10 ago. 2024.

SIMAN; Lana Mara Castro; CAMPOS, Edson Nascimento; ANDRADE, João Carlos de. Sentidos do passado no museu: concordância e dissonância de vozes. Antíteses, v. 5, n. 10, p. 567-587, jul./dez. 2012. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/13332. Acesso em: 18 set. 2024.

SILVA, Lucinei Pereira da; SIMAN, Lana Mara de Castro. O Museu da Cidade de Governador Valadares: entre a celebração do passado e o mito do pioneirismo. Cadernos de Pesquisa do CDHIS, v. 33, n.1, p. 196–218, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/55166. Acesso em: 17 set. 2024.

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; PÁDUA, Karla Cunha. Virtualidades e alcance da entrevista narrativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 2., 2006, Salvador. Anais [...], Salvador, 2006.

Entrevistas

SENA, Renato. Entrevista Caminhante III. [abr. 2024]. Entrevistador: Lucinei Pereira da Silva. Belo Horizonte, 2024. 1 arquivo mp3 (54 min.).

BARBOSA, Fabrício. Entrevista Caminhante I. [jul. 2023]. Entrevistador: Lucinei Pereira da Silva, Belo Horizonte, 2023. 1 arquivo mp3 (34 min.).

ALMEIDA, Gizele. Entrevista Caminhante IV. [maio 2024]. Entrevistador: Lucinei Pereira da Silva. Governador Valadares, 2024. 1 arquivo mp3 (51 min.).

CORRÊA, Bruno. Entrevista Caminhante V. [maio 2024]. Entrevistador: Lucinei Pereira da Silva. Governador Valadares, 2024. 1 arquivo mp3 (39 min.).

Téléchargements

Publiée

2025-07-29

Comment citer

Silva, L. P. da. (2025). Tempos e movimentos no ensino de história: evocando experiências e sensibilidades de professores no museu. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 22(40), 292–322. https://doi.org/10.18817/ot.v22i40.1228