A HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIX (1843-1898)
DOI :
https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1053Mots-clés :
Brasil Colônia, Livros didáticos, Ensino de HistóriaRésumé
O descobrimento do Brasil e as primeiras explorações são conteúdos básicos encontrados em todo livro didático voltado para a educação básica, a ordem em que aparecem nos sumários depende muito da organização de cada autor, o que não interfere na construção do conhecimento histórico. Sabe-se que, desde o século XVI, começaram a circular os primeiros livros narrando os acontecimentos do Brasil no período Colonial, a exemplo da História do Brasil (1500-1627), de Frei Vicente do Salvador, escrita em 1627. No entanto, é a partir do século XIX, com a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e do Colégio Pedro II, que a história se torna uma disciplina escolar e publica-se o primeiro livro de História do Brasil sob a égide do IHGB, trata-se da História Geral do Brazil, de Francisco Adolfo de Varnhagen, os dois primeiros volumes dessa obra foram publicados ainda em vida desse historiador, nos anos de 1854 e 1857. Tal obra foi considerada o marco da historiografia nacional brasileira e influenciou a escrita de vários livros didáticos de História do Brasil. Para a construção deste artigo, analisamos seis livros didáticos, publicados entre os anos de 1843 e 1898, tendo por objetivo apresentar a história do descobrimento do Brasil à luz dos livros didáticos escritos no século XIX, refletindo sobre o conhecimento divulgado pelos autores e suas intencionalidades em se tratando do contexto da época. A partir da análise do conteúdo, foi possível perceber que os livros seguiram a mesma historiografia nacionalista produzida por Varnhagen, acrescentaram pouca informação ao conhecimento já produzido, ademais não houve críticas quanto a produção dos pares, o máximo foram discordâncias em alguns pontos com base em outras leituras.
Téléchargements
Références
ABREU, Capistrano de. Descobrimento do Brasil e seu descobrimento no século XVI. Rio de Janeiro: Typ. de G. Leuzinger & Filhos, 1883.
ABREU E LIMA, José Inácio de. Compêndio da História do Brasil. Rio de Janeiro: Eduardo e Henrique Laemmert, 1843. t. 1.
FONSECA, Faustino da. A descoberta do Brasil. Lisboa: Typographia da Empreza do Jornal O Século, 1900.
GALANTI, Raphael Maria S. J. Lições de História do Brazil. 2. ed. São Paulo: Typographia da Industrial de São Paulo, 1895.
MACEDO, Joaquim Manoel de. Lições de História do Brazil para uso dos alumnos do Imperial Collegio de Pedro Segundo. Rio de Janeiro: Typ. Imparcial de J. M. N. Garcia, 1861.
MAIA, Luis de Queirós Mattoso. Lições de História do Brazil proferidas no internato do Gimnasio Nacional. 5. ed. Rio de Janeiro: Livraria Clássica de Francisco Alves, 1898.
RODRIGUES, José Honório. Teoria da História o Brasil. 2. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1957.
SALVADOR, Vicente do. História do Brasil 1500-1627. São Paulo: Weiszflog Irmãos, 1918.
SANTOS, Beatriz Boclin Marques dos. O currículo da disciplina escolar História no Colégio Pedro II: a década de 1970: entre a tradição acadêmica e a tradição pedagógica: a História e os Estudos Sociais. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2011.
VAINFAS, Ronaldo. História das Mentalidades e História Cultural. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
VARNHAGEN, Francisco Adolfo de. História Geral do Brazil. Madrid: Imprensa de V. de Dominguez, 1854. t. 1.
VEYNE, Paul. O inventário das diferenças: história e sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1983.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.