OS MESTRES E A ESCOLA: Relações de poder no campo educacional maranhense.
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v8i11.69Palabras clave:
Livro didático, Polêmica, Intelectuais, Relações de poder,Resumen
Este artigo de natureza histórica objetiva analisar as relações de poder – sob a perspectivafoucaultina – no espaço escolar público primário da capital maranhense, na primeira década do séculoXX. Nessa análise, o objeto de estudo foi a polêmica sobre os livros da Escola-Modelo Benedito Leite,principalmente, a cartilha Escripta rudimentar (1908), envolvendo Barbosa de Godóis, autor dacartilha e diretor das escolas Normal e Modelo, e Antônio Lobo, inspetor da Instrução pública, em1911. Como pano de fundo para a polêmica, evidencia-se a disputa por poder – entendido comodiscurso verdadeiro – no campo pedagógico, travada entre Lobo e Godóis por meio de seus discursosmaterializados no jornal Diário do Maranhão. Os discursos materializados nos artigos da polêmicapublicados no jornal Diário do Maranhão revelaram uma intensa disputa por poder no campopedagógico da capital maranhense, que tinha como objeto de desejo o discurso legítimo.Descargas
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