ESPAÇO, UM CONCEITO HISTÓRICO: DESDOBRAMENTOS DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO, DA ESCOLA ALEMÃ À DÉCADA DE 1950

Autores/as

  • Cláudio Eduardo Castro Professor de Geografia da UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v2i2.382

Palabras clave:

História da Geografia, Espaço, Escolas da Geografia

Resumen

A geografia, como todas as ciências, teve que desenvolver seu paradigma para poder fundamentar os objetos de análise e os conceitos fundamentais para seu universo científico. Desde que surgiu como ciência, em meio às disputas entre alemães e franceses no século XIX, até a década de 50 do século XX, o conceito de espaço transformou-se no elo entre as várias ‘escolas’ que usam a geografia como ciência. O conceito de espaço veio, quase sempre, justificar ou confirmar as mudanças que a sociedade realizou em suas estruturas e relações intrínsecas e extrínsecas. Na Alemanha, o espaço era vital na efetivação da sociedade, pois era orgânico no Estado; na França, com uma divisão entre humano e físico, o espaço apresenta-se segmentado como em departamentos do saber e na crítica hartshoniana ele torna-se absoluto, permeando as ciências e delas sendo permeado.

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Publicado

2005-01-10

Cómo citar

Castro, C. E. (2005). ESPAÇO, UM CONCEITO HISTÓRICO: DESDOBRAMENTOS DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO, DA ESCOLA ALEMÃ À DÉCADA DE 1950. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 2(2). https://doi.org/10.18817/ot.v2i2.382