HISTORY TEACHING: new approaches and practices with the Center for Afro-Brazilian and Indigenous Studies (Neabi)
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1061Keywords:
History teaching., Center for Afro-Brazilian and Indigenous Studies., Anti-racist education.Abstract
This article analyzes the teaching of History and the projects developed at the Center for Afro-Brazilian and Indigenous Studies (Neabi) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais (IFMG), campus of Governador Valadares. The Centers for Afro-Brazilian and Indigenous Studies exist in many teaching institutions in Brazil, but their actions and impacts on education have been less analyzed topics. In this educational experience report, it is argued that the actions carried out at the Center for Afro-Brazilian and Indigenous Studies are important tools for the teaching of History in classrooms and as an incentive to scientific initiation, striving for an education opposed to racism.
Downloads
References
Leis
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “His¬tória e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 20 abr. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 20 abr. 2022.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 18 jan. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12519.htm. Acesso em: 13 abr. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 10 jan. 2023.
Relatórios
BRASIL. Ministério da Educação. Relatório Integral de autoavaliação institucional: triênio 2015 – 2017. 2018. 13 p. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/portal/acesso-a-informacao/relatorio_integral_cpa_central_2017___versao_final__28_03_2018_.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.
Outros documentos
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Regulamenta a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7824.htm. Acesso em: 10 jan. 2023.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS GOVERNADOR VALADARES. Plano de Desenvolvimento Institucional. 2014. 24 p. Disponível em:
https://www.ifmg.edu.br/governadorvaladares/publicacoes/plano-de-desenvolvimento-institucional/resolucao-019-2014-anexo-pdi-2014-2018_versao-final_revisado_02_07_2014.pdf/view. Acesso em: 20 abr. 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS GOVERNADOR VALADARES. Edital nº 02, de 25 de julho de 2019. Relativo ao programa institucional de fomento à pesquisa do IFMG. Disponível em: https://www2.ifmg.edu.br/governadorvaladares/noticias/lancado-edital-de-pesquisa-e-inovacao-de-fluxo-continuo-sem-fomento/edital-n-01-de-24-de-julho-de-2019-fluxo-continuo-sem-fomento.pdf. Acesso em: 19 nov. 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS GOVERNADOR VALADARES. Edital nº 02, de 04 de maio de 2020. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFMG – campus Governador Valadares. Edital de Pesquisa da Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMG campus Governador Valadares. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/governadorvaladares/noticias/homologacao-das-inscricoes-do-programa-institucional-de-bolsas-de-iniciacao-cientifica-edital-02-2020/homologacao-das-inscricoes-edital-02_2020.pdf. Acesso em: 19 nov. 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS GOVERNADOR VALADARES. Formulário investigativo do projeto de pesquisa intitulado “Grupo de Trabalho do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas/GTNEABI”. Disponível em: https://www2.ifmg.edu.br/governadorvaladares/noticias/questionario-visa-coleta-de-dados-para-subsidiar-acoes-do-neabi. Acesso em: 19 nov. 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS GOVERNADOR VALADARES. Edital nº 01, de 22 de abril de 2020. Processo seletivo simplificado para seleção de estudantes monitores voluntários do projeto de pesquisa “Grupo de Estudos e Pesquisa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas/GEPNEABI. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/governadorvaladares/noticias/abertas-as-inscricoes-para-monitores-voluntarios-de-projeto-de-pesquisa-do-neabi/sei_ifmg-0551388-edital.pdf. Acesso em: 19 nov. 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS GOVERNADOR VALADARES. Portaria nº 012, de 16 de junho de 2015. Dispõe sobre constituição do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), campus Governador Valadares. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/governadorvaladares/extensao/neabi/portaria-n-012-2015-criacao-neabis.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPQ. Grupo de Pesquisa “Povos Indígenas do Vale do Jequitinhonha”, 2020. Disponível em: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9736051876785097 Acesso em: 19 nov. 2022.
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. Caso Samarco. Disponível em: https://www.mpf.mp.br/grandes-casos/caso-samarco/apresentacao. Acesso em: 5 jan. 2023.
Bibliografia
AMÂNCIO, Iris Maria da Costa; GOMES, Nilma Lino; JORGE, Miriam Lúcia dos Santos. Literaturas Africanas e Afro-brasileiras na Prática Pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
ARNAUT, Luiz; LOPES, Ana Mónica. Ideia de África. In: ARNAUT, Luiz; LOPES, Ana Mónica. História da África: uma introdução. Belo Horizonte: Crisálida, 2005. p. 11-16.
BRIGHENTI, Clovis A. Revisitando a Lei 11645/2008: a contribuição das cosmologias indígenas em sala de aula. Revista Eletrônica História Em Reflexão, v. 16, n. 31, p. 3–21, 2022. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/14849. Acesso em: 3 nov. 2022.
CRUZ, Ana Cristina Juvenal da. Antirracismo e educação: uma análise das diretrizes normativas da UNESCO. 2014. 252 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2338/5869.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 8 abr. 2021.
DIAGNE, P. As estruturas políticas, econômicas e sociais africanas durante o período considerado. In: OGOT, Bethwell Allan (ed.). História geral da África, V: África do século XVI ao XVIII. Brasília, DF: UNESCO, 2010, p. 27-53.
FIDELIS, Glauber K. C.; NASCIMENTO, Joelma; BENEDITO, D. V.; PEREIRA, I. G.; AMORIM, M. W. M.; FERRAZ, M. S.; VASCONCELOS, S. O. Juventude negra: da marginalização à emancipação social. In: COSTA, Daniela Aparecida de Melo; ROCHA, Bruna Beatriz da; IVANICSKA, Rebeca Freitas (org.). Educação em suas perspectivas, intervenções e diálogos, Itapiranga: Editora Schreiben, v. 1, p. 142-163, 2021.
GOMES, Nilma Lino. As práticas pedagógicas com as relações étnico-raciais nas escolas públicas: desafios e perspectivas. In: GOMES, Nilma Lino (org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. Brasília, DF: MEC: Unesco, 2012a. p. 24-25. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000260516. Acesso em: 17 jun. 2023.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 1, p. 98-109, jan./abr., 2012b. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/11/curr%C3%ADculo-e-rela%C3%A7%C3%B5es-raciais-nilma-lino-gomes.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021.
GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educ. rev., Curitiba, n. 47, p. 19-33, mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000100003. Acesso em: 20 abr. 2021.
LOPES, Ana Mónica; ARNAUT, Luís. História da África: uma introdução. Belo Horizonte: Crisálida, 2005.
MONTEIRO, John Manuel. O desafio da história indígena no Brasil. In: LOPES DA SILVA, Aracy; GRUPIONI, Luís Donizete Benzi (org.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília, DF: MEC: MARI: UNESCO, 1995. p. 221-228.
PARAISO, Maria Hilda Barqueiro. Construindo o Estado da exclusão: os índios brasileiros e a Constituição de 1824. Revista CLIO – Revista de Pesquisa Histórica, v. 28, n. 2, p. 1-17, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24259/19680. Acesso em: 17 jun. 2023.
RUSSO, Kelly; PALADINO, Mariana. A lei 11.645 e a visão dos professores do Rio de Janeiro sobre a temática indígena na escola. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 67, p. 897-921, out./dez., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ddSPjhRCgGSBhLd7DFSr7LN/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 3 nov. 2022.
TELES, Jocélio. Um centro dedicado à pesquisa dos negros. Estudos Avançados, v. 18, n. 50, p. 141-145, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9977/11549. Acesso em: 20 ago. 2022.
THORNTON, John. A escravidão e a estrutura social na África. In: THORNTON, John. A África e os africanos na formação do mundo Atlântico, 1400-1800. Rio de Janeiro: Campus, 2004. p. 122-152.
WITTMANN, Luisa Tombini; FELTRIN DE SOUZA, Fábio. Protagonismo indígena na História. Chapecó: EdUFFS; Tubarão: Copiart Editora, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.