ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária

Autores

  • Crislane Barbosa de Azevedo Dra. Crislane Barbosa de Azevedo (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v7i10.93

Palavras-chave:

Sergipe, República, Ensino primário, Arquitetura, Grupos Escolares,

Resumo

Neste artigo refletimos acerca da arquitetura dos primeiros grupos escolares  implantados em Sergipe no iná­cio do século XX e relacionamos os aspectos  arquitetônicos ao processo educacional do perá­odo.  Institucionalizando o ensino  primário e escolarizando a infá¢ncia, tais instituições visavam educar em novos moldes  cá­vicos e educacionais não apenas seus alunos, mas toda a sociedade do iná­cio daquele  século e uma das fortes contribuições para esse intento foi a sua monumentalidade  arquitetônica. A pesquisa bibliográfica e a análise de fontes primárias em diálogo com  Frago e Escolano, levaram-nos á  compreensão da organização e das possibilidades de alcance do discursosilencioso da arquitetura escolar dos primeiros grupos escolares sergipanos.

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Publicado

2010-11-15