PENSAR A VIRADA DO SÉCULO XIX PARA O SÉCULO XX A PARTIR DA HISTÓRIA DA ARTE: Simbolismo, Expressionismo e Abstracionismo
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v19i33.908Palavras-chave:
História da Arte, Fin-de-Siècle, EuropaResumo
A presente investigação tem como objetivo analisar o momento histórico da passagem do século XIX para o século XX, a partir de três expressões artísticas, sendo elas o Simbolismo, o Expressionismo e o Abstracionismo. O contexto da virada do século XIX para o século XX foi o escolhido por ser um período histórico multifacetado, em que a Europa estava dominando o mundo, impondo suas regras imperialistas e lucrando com a exploração de pessoas e mercadorias. Metodologicamente, recorremos à Revisão de Literatura, tomando um conjunto de autores e obras de História da Arte. Em paralelo a análise dos autores selecionados, tomamos um conjunto de obras, entendidas aqui como documentos. Os resultados são parciais, contribuindo para pensar o Fin-de-Siècle e nuances do capitalismo e da modernidade.
Downloads
Referências
a) Obras
ENSOR, James. A Morte e As Máscaras. 1897. Óleo sobre a tela.
KANDINSKY, Wassily. Munique, Igreja Sta. Ursula. 1908. Óleo sobre tela. Galeria municipal da Lenbachhaus (Museu de arte de Munique).
KANDINSKY, Wassily. Esboço para a Composição IV (Batalha). 1911. Óleo sobre tela.
KHNOPFF, Fernand. Carícias. 1896. Óleo sobre a tela. Museu Real de Belas Artes em Bruxelas.
KUPKA, Frantisek. Amorfa de Cores. 1912. Óleo sobre tela.
NOLDE, Emil. O Profeta. 1912. Xilogravura. Museu de Arte Moderna de Nova York.
REDON, Odilon. A Aranha Sorridente. 1887. Litografia. Museu Britânico.
TURNER, J. M. William. Chuva, vapor e velocidade. Tinta a óleo. 1844. Galeria Nacional de Londres.
Bibliografia
ADES, Dawn. Dadá e surrealismo. In: STANGOS, Nikos (org.). Conceitos de arte Moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. p. 81-99.
ALTET, Xavier Barral I. História da arte: Ofício de arte e forma. Tradução de Paulo F. Anderson Dias. Campinas: Papirus, 1990.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Cia das Letras, 1993.
BAUMER, Franklin. O pensamento europeu moderno. Lisboa: Edições 70, 1990.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Editora Schwarcz, 1986.
BOSCOLI, Daniel; COSTA, Korina. Secessão vienense e a contribuição de Joseph Maria Olbrich. Colloquium Humanarum, v. 11, n. especial, p. 237-244, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.unoeste.br/site/enepe/2014/suplementos/area/Humanarum/Arquitetura%20e%20Urbanismo/SECESS%C3%83O%20VIENENSE%20E%20A%20CONTRIBUI%C3%87%C3%83O%20DE%20JOSEPH%20MARIA%20OLBRICH.pdf. Acesso em: 29 nov. 2021.
GOMBRICH, Ernest Hans. A história da arte. Tradução de Cristiana de Assis Serra. Rio de Janeiro: LTC, 2018.
HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Impérios (1875 - 1914). São Paulo: Paz e Terra, 2011.
LUNA, Sérgio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2011.
LYNTON, Norbert. Expressionismo. In: STANGOS, Nikos (org.). Conceitos de arte Moderna. Rio de Janeiro, Zahar, 1991. p. 24-37.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Editora Boitempo, 2005.
OLIVEIRA, Luciana da Costa de. Danças da morte: considerações acerca de um gênero medieval. In: BAKOS, Margareth Marchiori; SILVEIRA, Eliana Ávila (org.). Vida, cotidiano e morte: estudos sobre o Oriente Antigo e a Idade Média. Porto Alegre: Letras & Vida, 2012. p. 152-159.
PEDROSA, Israel. O universo da cor. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.