OS PRIMEIROS MISSIONÁRIOS E DESCOBRIDORES DO MARANHÃO: História eretórica nas crônicas jesuíticas do Maranhão (séculos XVII e XVIII)

Autores

  • Roberta Loão Carvalho Mestranda PPGH-UFF Rio de Janeiro, RJ- Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v8i11.73

Palavras-chave:

História, Retórica, Companhia de Jesus, Maranhão Colonial, Séculos XVII e XVIII,

Resumo

Buscando compreender a ideia de história que perpassa a escrita jesuítica dos séculos XVII eXVIII, faço o exame de dois acontecimentos que marcaram a passagem da Companhia de Jesus noMaranhão. O primeiro foi a jornada empreendida pelo padre Francisco Pinto à Serra de Ibiapaba como  intento  de  "conquistar" as terras  do  Maranhão,  jornada  esta  interrompida  com  a  morte domissionário em 1608. O segundo é a vida e morte do padre Luís Figueira na organização da missão dasmesmas terras. Esses dois acontecimentos são importantes, pois destacam a ideia de história exemplarpossuída pelos jesuítas, assim como evidencia a importância da arte retórica empregada em seus textoscomo composição fundamental na busca deste sentido da história para os jesuítas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-05-05

Como Citar

Carvalho, R. L. (2011). OS PRIMEIROS MISSIONÁRIOS E DESCOBRIDORES DO MARANHÃO: História eretórica nas crônicas jesuíticas do Maranhão (séculos XVII e XVIII). Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 8(11). https://doi.org/10.18817/ot.v8i11.73