A DISCIPLINA E SUAS NORMAS: A HIGIENIZAÇÃO DA CARNE E DOS ESTABELECIMENTOS E A ATUAÇÃO DOS AÇOUGUEIROS E MARCHANTES EM BELÉM NA VIRADA DO XX.
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v8i12.52Palavras-chave:
Higienização, Disciplina, Açougues, Açougueiros e Marchantes,Resumo
Este artigo estuda as normas de higienização e a atuação dos comerciantes de carne verde nacidade de Belém entre os anos de 1899 a 1908. Por meio da atuação da Intendência e as práticas deembelezamento da cidade, buscou-se compreender os discursos de higienização propagados nosdocumentos e as alternativas de controle do mercado das carnes através da atuação dos marchantesque transgrediam os códigos de postura vigentes na época. Nesse momento percebeu-se que aimprensa paraense atuava como porta-voz dos direitos da população, principalmente em defesa dofornecimento regular, da qualidade e dos preços baixos da carne, por meio da publicação dos dramasda vida cotidiana dessa população, geralmente nas primeiras páginas ou nas colunas de destaque,dando visibilidade ao problema do abastecimento de carne, conforme seus interesses.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.