A CONTRIBUIÇÃO DA MEMÓRIA PARA O ESTUDO DE UM PROCESSO IMIGRATÓRIO ESPECÍFICO: o caso dos sírios e libaneses em Juiz de Fora – MG (1890-1940)
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v6i8.171Palavras-chave:
Sários e Libaneses, Imigrantes, Juiz de Fora, Memória,Resumo
O presente artigo é parte de nosso estudo de mestrado sobre os imigrantes sírios e libaneses instalados em Juiz de Fora, Minas Gerais. Buscamos através da memória, estudar de maneira mais aprofundada os sírios e libaneses e seus descendentes em Juiz de Fora. Através da oralidade e da memória, ou seja,das entrevistas com os descendentes de sírios e libaneses, construímos um modelo de instalação destes grupos em Juiz de Fora apontando os motivos da partida da terra natal, como foi a chegada destes na cidade, em que trabalhavam, onde moravam, como era a relação com os locais, qual gastronomia predominava, dentre outros pontos. Foi através da memória que pudemos perceber a versão daqueles que realmente vivenciaram o processo imigratório e que através da sua fala puderam contribuir para esclarecer um pouco mais sobre este grupo imigrante em questão.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.