HISTÓRIA DE MOÇAMBIQUE INDEPENDENTE: análise comparativa da produção de conhecimento do CEA e do CEEI
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v21i38.1118Palavras-chave:
História de Moçambique. , Produção de conhecimento. , Centros de pesquisa.Resumo
O artigo analisa a produção de conhecimento do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane (CEA-UEM) e do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais do Instituto Superior de Relações Internacionais de Moçambique (CEEI-ISRI). Mobilizou-se a Sociologia do Conhecimento e o método comparativo a partir das variáveis: influência política, liberdade acadêmica e ideologia. O CEA e o CEEI foram duas escolas de pensamento importantes para compreender a história de Moçambique e sua inserção regional. Com pesquisadores nacionais e internacionais prestigiados produziram estudos empíricos, análises rigorosas e relatórios suscetíveis de auxiliar o Estado na governação, condução da política doméstica e externa. Ambos os Centros foram permeados por influência política e interferências na liberdade acadêmica, mas com perspectivas divergentes. Divergiram acerca do modelo de desenvolvimento adotado pelo Estado, das origens do conflito com a África do Sul e das causas da guerra civil moçambicana. Suas ideologias revelaram influências governamentais e das conjunturas doméstica, regional e internacional, tendo influenciado e se deixado influenciar pelo poder político vigente.
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