MEMÓRIAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: considerações sobre formação inicial e constituição do ”saber docente”

Autores

  • Thiago Rodrigues Nascimento Mestrando em História Social/Universidade do Estado do Rio de Janeiro Bolsista FAPERJ

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v7i10.109

Palavras-chave:

História Oral, Memória e formação de professores,

Resumo

A formação de professores de História para o Ensino Fundamental e  Médio tem sido objeto de preocupação e pesquisa, para historiadores e educadores,  ao longo das últimas décadas. Este artigo situa-se, portanto, na esfera das pesquisas  contemporá¢neas sobre o ensino, mais especificamente dos estudos que se debruçam  sobre a formação inicial, os saberes e a prática docente. A partir da História Oral e  das memórias dos professores de História do Ensino básico, buscamos dialogar com  as pesquisas em torno da memória docente e formação de professores. Neste  sentido, buscamos, a partir da análise dos depoimentos obtidos com três professoras  de História da rede pública de São Gonçalo/RJ, refletir acerca da contribuição da formação inicial para a  constituição do ”saber docente” e as relações que professores estabelecem entre a sua formação inicial e sua  prática docente.

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Publicado

2010-10-04