ENSINO DE HISTÓRIA: novas abordagens e práticas na interação com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi)

Autores

  • JOELMA APARECIDA DO NASCIMENTO Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1061

Palavras-chave:

Ensino de História., Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas., Educação antirracista.

Resumo

O presente artigo analisa o ensino de História atrelado aos projetos desenvolvidos no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – campus Governador Valadares. Os Neabis são uma realidade em várias instituições de ensino do país, mas suas atuações e impactos na educação são temas ainda pouco analisados. A partir do relato de experiência educacional destaca-se que as ações realizadas no Neabi são importantes instrumentos para o ensino em sala de aula e, do mesmo modo, para o incentivo à iniciação científica perfazendo uma educação antirracista.

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Biografia do Autor

JOELMA APARECIDA DO NASCIMENTO, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em História - UFMG

Professora de História na Educação Básica no Município de Teófilo Otoni-MG.

Minas Gerais/Brasil.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

NASCIMENTO, J. A. D. (2023). ENSINO DE HISTÓRIA: novas abordagens e práticas na interação com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi). Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 20(36), 180–200. https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1061