A HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIX (1843-1898)

Autores

  • GISAFRAN NAZARENO MOTA JUCÁ Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • EDVALDO COSTA RODRIGUES Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1053

Palavras-chave:

Brasil Colônia, Livros didáticos, Ensino de História

Resumo

O descobrimento do Brasil e as primeiras explorações são conteúdos básicos encontrados em todo livro didático voltado para a educação básica, a ordem em que aparecem nos sumários depende muito da organização de cada autor, o que não interfere na construção do conhecimento histórico. Sabe-se que, desde o século XVI, começaram a circular os primeiros livros narrando os acontecimentos do Brasil no período Colonial, a exemplo da História do Brasil (1500-1627), de Frei Vicente do Salvador, escrita em 1627. No entanto, é a partir do século XIX, com a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e do Colégio Pedro II, que a história se torna uma disciplina escolar e publica-se o primeiro livro de História do Brasil sob a égide do IHGB, trata-se da História Geral do Brazil, de Francisco Adolfo de Varnhagen, os dois primeiros volumes dessa obra foram publicados ainda em vida desse historiador, nos anos de 1854 e 1857. Tal obra foi considerada o marco da historiografia nacional brasileira e influenciou a escrita de vários livros didáticos de História do Brasil. Para a construção deste artigo, analisamos seis livros didáticos, publicados entre os anos de 1843 e 1898, tendo por objetivo apresentar a história do descobrimento do Brasil à luz dos livros didáticos escritos no século XIX, refletindo sobre o conhecimento divulgado pelos autores e suas intencionalidades em se tratando do contexto da época. A partir da análise do conteúdo, foi possível perceber que os livros seguiram a mesma historiografia nacionalista produzida por Varnhagen, acrescentaram pouca informação ao conhecimento já produzido, ademais não houve críticas quanto a produção dos pares, o máximo foram discordâncias em alguns pontos com base em outras leituras.    

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GISAFRAN NAZARENO MOTA JUCÁ, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em História Social - USP

Pós-doutor em História Urbana - UFRS

Professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor do PPGE da Universidade Federal do Ceará – UFC

Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará - UECE

Fortaleza/Ceará/Brasil

EDVALDO COSTA RODRIGUES, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Educação Brasileira/Universidade Federal do Ceará - UFC

São Luís/Maranhão/Brasil

 

Referências

ABREU, Capistrano de. Descobrimento do Brasil e seu descobrimento no século XVI. Rio de Janeiro: Typ. de G. Leuzinger & Filhos, 1883.

ABREU E LIMA, José Inácio de. Compêndio da História do Brasil. Rio de Janeiro: Eduardo e Henrique Laemmert, 1843. t. 1.

FONSECA, Faustino da. A descoberta do Brasil. Lisboa: Typographia da Empreza do Jornal O Século, 1900.

GALANTI, Raphael Maria S. J. Lições de História do Brazil. 2. ed. São Paulo: Typographia da Industrial de São Paulo, 1895.

MACEDO, Joaquim Manoel de. Lições de História do Brazil para uso dos alumnos do Imperial Collegio de Pedro Segundo. Rio de Janeiro: Typ. Imparcial de J. M. N. Garcia, 1861.

MAIA, Luis de Queirós Mattoso. Lições de História do Brazil proferidas no internato do Gimnasio Nacional. 5. ed. Rio de Janeiro: Livraria Clássica de Francisco Alves, 1898.

RODRIGUES, José Honório. Teoria da História o Brasil. 2. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1957.

SALVADOR, Vicente do. História do Brasil 1500-1627. São Paulo: Weiszflog Irmãos, 1918.

SANTOS, Beatriz Boclin Marques dos. O currículo da disciplina escolar História no Colégio Pedro II: a década de 1970: entre a tradição acadêmica e a tradição pedagógica: a História e os Estudos Sociais. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2011.

VAINFAS, Ronaldo. História das Mentalidades e História Cultural. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

VARNHAGEN, Francisco Adolfo de. História Geral do Brazil. Madrid: Imprensa de V. de Dominguez, 1854. t. 1.

VEYNE, Paul. O inventário das diferenças: história e sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

JUCÁ, G. N. M., & COSTA RODRIGUES, E. (2023). A HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIX (1843-1898). Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 20(36), 249–266. https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1053